COELHO NETO TEM PRESENÇA CONFIRMADA NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

COELHO NETO TEM PRESENÇA CONFIRMADA NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE


A VIII Conferência Estadual de Saúde será realizada nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O encontro, que será aberto pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, reunirá servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes dos governos municipais e da sociedade civil.

O tema será “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES), Isabel Mirim Macêdo, explicou que foram realizadas mobilizações em mais de 200 municípios. “A expectativa é que tenhamos uma conferência participativa e engajada nas propostas de fortalecimento do SUS”.

As conferências municipais estão acontecendo desde o mês de maio e reúnem gestores, trabalhadores de saúde e pessoas da sociedade civil organizada. “O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, determinou que fizéssemos todas as conferências municipais para escolha dos delegados que participarão da grande mobilização que acontecerá em São Luís para traçar propostas de melhorias para a saúde do nosso estado”, informou a secretária executiva.

Nas conferências municipais são discutidos temas propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, tais como “Todos usam o SUS na dignidade social” e “Política pública – patrimônio do povo brasileiro”.

Durante a Conferência Estadual serão elaboradas e aprovadas propostas a partir das discussões dos eixos temáticos determinados. Também serão eleitos os delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

No primeiro dia serão discutidos temas como “O acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e “Política de saúde na seguridade segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”. Na sexta-feira (6), serão discutidos assuntos relacionados à participação da comunidade no controle social e gestão do SUS.

COELHO NETO

A Secretária de Saúde de Coelho Neto Dra. Rosângela Curado deverá participar da Conferência Estadual juntamente com delegação do município. Segundo a Secretária os delegados aproveitarão para defender as propostas do município e quem sabe garantir vaga para participar da Conferência Nacional. (Com contribuição do www.ma.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *