COELHO NETO É DESTAQUE EM EVENTO DO MDS

COELHO NETO É DESTAQUE EM EVENTO DO MDS
Terminou ontem (27/05) em São Luís do Maranhão os debates que aprofundaram as discussões sobre o modelo de gestão e execução das medidas socioeducativas em meio aberto, tanto de liberdade assistida como de prestação de serviços à comunidade, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) realizaram o encontro que iniciou na terça-feira (25/5). O encontro contou com a participação de todos os estados da região nordeste tendo o intuito de firmar uma integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Participando do evento a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social Margarete Cutrim ressaltou a importância das discussões para a melhoria do atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Brasil. O evento contou com cerca de 379 representantes de 117 municípios dos nove Estados nordestinos, entre gestores e conselheiros estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente e da assistência social.

Representante do Ceará e Representante de Coelho Neto-MA, Francine Leal
Dois estados da região nordeste, sendo eles Ceará e Maranhão foram convidados pelo MDS a apresentarem modelo de boas práticas na execução de medida socioeducativas em meio aberto. Cabe ratificar a excelente participação da cidade de Coelho Neto/MA, Francine Leal é coordenadora/psicóloga do CREAS daquela cidade e dentre tantos aspectos reafirmou a necessidade de se discutir meios de consolidar a municipalização dos serviços socioeducativos para que os mesmos possam realmente viabilizar a garantia de direito aos adolescentes, salientou ainda que sua cidade recebe apenas o cofinanciamento estadual e que pretendem receber o cofinanciamente federal o quanto antes, para potencializar ainda mais os seus serviços.

O MDS, em 2008, iniciou o processo de implementação do serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), com garantia de cofinanciamento federal. A cidade de Timon/MA já conta com o serviço implantado e, portanto, cofinanciado. Os técnicos do CREAS de Timon estiveram prestigiando o evento.


No encontro em São Luís o evento contou ainda com a parceria da Cruz Vermelha Brasileira (filial do Maranhão), que organizou o evento com muito apreço.

DO PORTAL TIMON FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *