Após denúncia de vereador, Prefeitura se manifesta sobre transporte de pacientes a Teresina

Após denúncia de vereador, Prefeitura se manifesta sobre transporte de pacientes a Teresina

A Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Comunicação enviou nota ao blog sobre as denúncias do vereador Mohabe Branco (PSD), com relação ao transporte de pacientes a Teresina-PI.

A seguir a integra da nota:

Vimos, respeitosamente, solicitar direito de resposta no tocante às informações relatadas na matéria datada de 19 de fevereiro de 2019, pelo vereador, MOHABE DOS SANTOS BRANCO, referentes à denúncia de descaso com pacientes de Coelho Neto que realizam Tratamento Fora de Domicílio-TFD, em Teresina-PI.

Cabe esclarecer que é impossível o município destinar um veículo para o paciente realizar o tratamento de forma individual, em outro domicilio, uma vez que o apoio para a cessão de transporte é feito de forma coletiva.

Acerca da disponibilização de uma casa de apoio, o Sistema Único de Saúde-SUS não custeia despesas para esses fins. O paciente aguarda retorno do veículo na mesma clínica na qual realiza o procedimento.

Quanto aos 5 (cinco) veículos adquiridos pela Prefeitura de Coelho Neto, eles são de uso exclusivo do Programa Saúde da Família-PSF.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU são substituídas pelas Ambulâncias, modeloFiorino, apenas quando estão atendendo outras ocorrências dentro do município ou quando estão fazendo transferência de pacientes para outros municípios.

Visando assegurar o tratamento adequado ao paciente de hemodiálise, a Prefeitura Municipal de Coelho Neto vem mantendo a ajuda de custo, realizada regularmente, garantindo assim o acesso universal aos pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS.

Toda a rotina do Tratamento Fora do Domicílio-TFD segue as instruções da Portaria nº 55 do Ministério da Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde segue atendendo devidamente todas as demandas apresentadas pelos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *