
Do Blog do Marco D´Eça
O candidato do PT, Washington Luiz, tem as ações mais duras contra os blogs nesta campanha eleitoral, mas ele não está só neste particular.
![]() |
Washington se indispôs com dois blogs dos mais acessados |
Os candidatos João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC) também já agiram por meio da Justiça Eleitoral para impedir a liberdade de expressão de comunicadores na internet.
Além da ação de retirada do blog de Luís Cardoso do ar, por 24 horas, Washington impôs multa de R$ 10 mil ao blogueiro John Cutrim, por conta da publicação de uma charge – outra expressão legítima da comunicação social.
As charges também foram os motivos da ofensiva de Holanda Júnior contra o blogueiro Luís Pablo.
Curioso, neste caso, é que, do lado de Holandinha, estão alguns dos jornalistas que se vendem como o mais intelectualizados e capazes de discutir a comunicação e a liberdade de imprensa – pelo menos nas rodas “reuniólogas” e inócuas dos círculos acadêmicos.
João Castelo é outro censor desta campanha.
Seu ataque foi contra o blog do jornalista Jorge Vieira. A ação castelista visa retirar do blog de Vieira todas as citações ao nome do prefeito, sob pena de multa de R$ 5 mil.
Neste caso, o prefeito sequer se dignou a pedir direito de resposta, cobrando da Justiça, simplesmente a retirada das matérias.
É comum que homens públicos – tenham a idade que tiverem – mostrem pouco traquejo na relação com a imprensa, um dos pilares da democracia plena.
O mais grave, no entanto, é que os representantes da Justiça também se deixem levar por esta falta de traquejo.
Usando a lei do menor esforço…