UNICEUMA SERÁ UNIVERSIDADE EM 2012

UNICEUMA SERÁ UNIVERSIDADE EM 2012

Do Blog do Décio

O ensino superior do Estado terá mais uma universidade a partir do próximo ano. O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade o recredenciamento do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) como universidade, no dia 9 deste mês, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). A resolução será homologada pelo ministro da educação, Fernando Hadad, até janeiro de 2012. Com a mudança de credenciamento, a Instituição de Ensino Superior (IES) será a primeira e universidade particular e terceira do Estado.

A partir de 2012, o Uniceuma passará a se chamar Universidade Ceuma e poderá dar continuidade ao seu projeto pedagógico de ampliar a oferta de vagas no ensino superior, principalmente, no interior do Maranhão. “O recredenciamento do Uniceuma como universidade é o reconhecimento da seriedade da instituição e a efetiva participação da mesma na melhoria do ensino superior no estado do Maranhão. Ao ser elevado ao nível de Universidade, o Uniceuma ampliará consideravelmente a sua capacidade de atender a demanda do Estado, através da oferta de mais de 30 cursos de graduação, 33 cursos de especialização, dois programas de mestrado e dois doutorados”, afirmou o reitor do Uniceuma, Marcos Barros.

Vista aérea do campus do Uniceuma no Renascença

O último Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), aponta o Uniceuma como o 61º lugar no ranking nacional de alunos presenciais matriculados. A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) vem em seguida com 16.228 alunos matriculados na 63º posição no ranking nacional e 2º lugar na Estadual. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) surge no ranking na 96ª posição com 11.729.

O Uniceuma não é grande apenas em número de alunos. Com quatro campi: Renascença, Cohama, Anil e Bacabal (Unidade e ensino a Distância EaD); a instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em bacharelado, licenciaturas e tecnólogos; a biblioteca possui um acervo de mais de 160 mil volumes com um sistema de acesso integrado que permite aos alunos da instituição efetuarem empréstimos de livros em qualquer umas das três bibliotecas que o Uniceuma possui.

Ao longo de duas décadas, a instituição graduou 22.311 profissionais nas áreas da saúde, humanas, licenciaturas e tecnológicas. E pós-graduou 1.123 profissionais nas áreas da saúde, tecnológicas, humanas e licenciaturas.

A área de pesquisa do Uniceuma foi beneficiada por mais um Núcleo de Pesquisa em Informática, perfazendo assim seis Núcleos Temáticos, conforme orientação do CNE, tendo a instituição os seguintes Núcleos Temáticos de Pesquisa em funcionamento: Núcleo de Doenças Parasitárias e Endêmica, Núcleo de Clínica Integrada, Núcleo de Educação e Cidadania, Núcleo de Violência e Cidadania, Núcleo de Estudos de Estado, Segurança Pública e Sociedade e Núcleo de Pesquisa em Informática.

Embora tenha seus alicerces inspirados na Universidade de Coimbra (Portugal), a instituição que nasceu como uma modesta faculdade instalada em um prédio alugado no centro da cidade ao maior Centro Universitário do Brasil é a confirmação dos esforços dos seus dirigentes e professores para a implantação do primeiro centro acadêmico genuinamente maranhense.

A instituição de ensino surgiu com o nome de Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), constituído em março de 1989, com status de Associação Cultural e Educativa. Em 9 de abril do ano seguinte, foi ministrada a aula inaugural, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng. A aula foi presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury. Assim nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *