TRABALHO TESTADO E APROVADO: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE COELHO NETO É DESTAQUE NO MARANHÃO

TRABALHO TESTADO E APROVADO: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE COELHO NETO É DESTAQUE NO MARANHÃO
Na semana que termina, no Espaço Cultural Renascença, na capital São Luís, foi de muita festa para a Assistência Social de Coelho Neto. A Secretária de Assistência Social Albertina Tavares teve sua gestão administrativa a frente da SEMASSA reconhecida através do prêmio Selo SUAS, de Assistência Social. No universo de 117 municípios do Maranhão, apenas doze foram selecionados para premiação, após um longo e cansativo processo de avaliação por parte da SEDES que começou em 2009.
Secretária de Assistência Social de Coelho Neto Albertina Tavares emocionada com a conquista
Em sua fala o Prefeito Soliney Silva-PSD se mostrou orgulhoso com a conquista. “Fico muito feliz que o nosso trabalho da Assistência Social tenha sido reconhecido pela SEDES, após tantas avaliações e entre tantos municípios. Agradeço a Secretária de Assistência Social Albertina Tavares e toda equipe da Secretaria de Assistência Social por essa conquista que engrandece nossa gestão, mas, sobretudo reforça que estamos no caminho certo. Sem dúvida é uma vitória de todos os coelhonetenses”, disse ele.
O prêmio foi idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) do Governo do Maranhão como um reconhecimento estadual que o município pode conquistar pelos resultados de seus esforços na medida em que executa com qualidade um conjunto de ações e serviços na área da assistência social, visando à melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos dos usuários da Política de Assistência, observado os critérios alcançados no Pacto de Aprimoramento da Gestão Pública Municipal.
Albertina entre colegas premiados: dos 117 municípios que concorreram apenas 12 foram selecionados por cumprir as metas pactuadas
Ao tratar da conquista do prêmio, a Secretária de Assistência Social Albertina Tavares era a emoção em pessoa. “Agradecemos ao Prefeito Soliney Silva e a 1ª. Dama Suely Silva pela confiança que tem tido em nosso trabalho, aos colaboradores da SEMASSA pelo empenho em sempre fazer o melhor em benefício do povo e aos nossos usuários da Assistência Social, razão maior de nossa dedicação em proporcionar sempre melhores condições de acesso aos serviços por nós ofertados”, concluiu ela.
CRITÉRIOS
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão descentralizada e participativa, vem consolidar a responsabilidade do estado brasileiro no enfrentamento da pobreza e da desigualdade.  
Participar do Projeto “Selo Suas” reforça as responsabilidades do município no cumprimento dos requisitos exigidos à habilitação ao nível de Gestão Básica, conforme o estabelecido pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social. Entre os quesitos avaliados para a conquista do “Selo Suas”, estão as atividades desenvolvidas pelos Conselhos Municipais de Assistências Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ainda as programações previstas no Plano Municipal de Assistência Social; Fundo Municipal de Assistência Social; a organização por nível de proteção e gestão; os benefícios assistenciais direcionados para a comunidade carente; acessibilidade, de acordo com as normas da ABNT; as experiências exitosas; diagnósticos das áreas de vulnerabilidade e risco; plano de inserção e acompanhamento dos usuários e avaliação de visitas técnicas e monitoramento.
Com contribuição das informações do Blog do Ludwig Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *