TALENTO RECONHECIDO: ARTISTA COELHONETENSE VENCE 4º SALÃO MEDPLAN DE HUMOR EM TERESINA

TALENTO RECONHECIDO: ARTISTA COELHONETENSE VENCE 4º SALÃO MEDPLAN DE HUMOR EM TERESINA

O primeiro lugar desta edição do Salão Medplan de Humor é um artista experiente, que já participou de diversas mostras e emprestou o seu talento para tratar das redes sociais de uma forma divertida.
O cartunista Rucke já ganhou vários prêmios em salões de humor
Raimundo Rucke Santos Souza, conhecido no meio do cartoon como Rucke, é o vencedor do 4º Salão Medplan de Humor, ganhando o 1º lugar entre os mais de 400 trabalhos enviados para esta edição. O desenho, intitulado “Amigos na rede”, retrata uma garotinha deixando os seus tradicionais brinquedos de lado enquanto interage através de um notebook. A imagem provoca uma reflexão sobre a mudança de valores das pessoas com o advento da internet.
Natural do município de Coelho Neto, no Maranhão, Rucke mora na cidade de ITU-SP desde 1996, onde trabalha formalmente como cinegrafista. Junto com o trabalho de operar as câmeras, o artista pinta telas com humor desde a década de 1990, quando trabalhou em Teresina e no município de Timon. Suas primeiras caricaturas foram publicadas nos extintos Jornal da Manhã e no O Estado do Piauí, ambos em 1990. Em 1995, publicou no Diário do Povo, de Teresina.
O cartunista passou por grandes veículos, como Pasquim 21, referência da História do Jornalismo brasileiro por sua natureza crítica e irreverente. Atualmente, ele faz cartuns para os salões de humor do Brasil e do Exterior, tendo no currículo mais de 30 premiações, incluindo primeiros lugares e menções honrosas.
Sobre o Salão Medplan de Humor, o artista, que participa desde o primeiro ano com seus trabalhos, aprova a iniciativa da empresa em estimular este tipo de arte. “O evento é importante porque preenche a lacuna deixada pelo Salão de Humor do Piauí e ajuda na revelação de novos talentos do humor gráfico”, afirma.
O tema escolhido para o 4º Salão, segundo o vencedor, foi muito oportuno. “As redes sociais estão cada dia mais presentes na nossa vida e eu percebo que as pessoas passam muito  mais tempo diante do computador,  se relacionam cada vez mais pelas redes sociais e acabam deixando de lado o convívio com a família. Os adolescentes passam mais tempo na internet falando com os amigos virtuais do que com a família. O que eu quis passar  para as pessoas, é que apesar da popularização da internet e das redes sociais, precisamos valorizar o relacionamento com a família e o contato real com os amigos”, justifica.
Rucke ressaltou a sua alegria em vencer o 4º Salão Medplan de Humor, que é um evento respeitado no meio do cartoon. “Me sinto muito honrado porque o Salão do Medplan tem a participação de alguns dos melhores cartunistas do País e a cada ano o nível dos trabalhos aumenta”, avalia o vencedor.
Do Blog do João de Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *