SES REALIZARÁ I CONGRESSO MARANHENSE DE MEDICINA

SES REALIZARÁ I CONGRESSO MARANHENSE DE MEDICINA
A realização do I Congresso Maranhense de Medicina, que será promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em julho de 2012, começou a ser discutida, nesta segunda-feira (7), em reunião do secretário Ricardo Murad com médicos generalistas e especialistas do Maranhão. O encontro reunirá profissionais de diferentes áreas da saúde, em atuação dentro e fora do estado, para discutir temas de interesse dessas categorias e da população, dentro do cenário de investimentos e transformações em que está inserida a saúde do Maranhão.

A primeira reunião preparatória para o I Congresso Maranhense de Medicina aconteceu no Hotel Luzeiros, em São Luís. Vinte e três médicos de diversas especialidades participaram do encontro, que a partir de agora acontecerá periodicamente. Embora a discussão esteja em fase embrionária, o secretário Ricardo Murad adiantou que o encontro deverá se sustentar em quatro pilares básicos, que refletem o momento atual da saúde pública no estado, com seus avanços e desafios.

Anunciando o subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite, como coordenador geral do processo de construção do evento, Ricardo Murad informou que a atenção à saúde mental, com a ampliação do número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na capital e interior do estado, com enfoque para o programa de álcool e drogas, deverá ser contemplada na programação do evento científico. Além deste, também o atendimento de urgência e emergência, impulsionado pela abertura de Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs); a consolidação da Estratégia Saúde da Família como parte das ações de promoção da saúde e, por fim, o avanço da oncologia no estado, cuja assistência cresceu significativamente nos últimos anos, como temas principais do Congresso.

“Este é um congresso patrocinado pelo governo e que, portanto, deve ser forte e ter como foco os profissionais do interior. A nossa intenção é reunir grandes nomes do Maranhão e de outros estados para elevarmos a qualidade da medicina do nosso estado”, assinalou o secretário de Estado de Saúde, informando que o evento acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Ele adiantou que também haverá uma exposição de equipamentos hospitalares.

Todos os médicos presentes à reunião tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões sobre a concepção do congresso. O pediatra Cláudio Araújo sugeriu a incorporação da Jornada de Pediatria na programação do evento. Os médicos Luís Alfredo Guterres e Alexandre Carvalho falaram sobre a importância da abordagem de temas relacionados à urgência e emergência. Uma programação com temática que abranja as cinco áreas básicas da medicina (clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia, obstetrícia e pediatria) também mereceu a preocupação dos participantes.

Ao final do encontro, José Márcio Leite solicitou o apoio ininterrupto dos médicos nesse projeto, e informou que na primeira reunião já foi possível chegar às linhas gerais do evento. “Conforme o que foi apurado, este deverá ser um congresso aberto a profissionais, residentes e acadêmicos, com uma abordagem multidisciplinar. É importante frisar também que o século 21 é o século das doenças crônicas e, portanto, esse é um tema bastante pertinente para o congresso”, concluiu o subsecretário. (Do www.ma.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *