SES faz campanha de combate à hanseníase

hanseniase.jpg.cnbb_

Para alertar a população acerca da prevenção e tratamento da hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde fará, neste domingo (25), uma caminhada na Avenida Litorânea, em São Luís. O Dia Mundial de Combate a Hanseníase, marca o início da campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de combate à doença. Até o dia 30 serão realizados alertas de prevenção e tratamento em cidades do Maranhão.

Para os técnicos da SES, a campanha é muito importante, pois dados do Programa Estadual de Controle da Hanseníase registraram a ocorrência de 2.951 casos da doença no Maranhão em 2014. Foram 440 notificações em São Luís e 131 em Imperatriz.

De segunda (26) a sexta-feira (30) será realizada uma mobilização envolvendo cerca de quatro mil passageiros que utilizam transportes entre São Luís e o município de Açailândia. Eles receberão cartilha com informações preventivas e de identificação de sintomas. Profissionais da saúde utilizarão um vagão do trem da Vale adaptado para a realização de consultas e testagens durante toda a viagem.

São parceiros da SES, a ONG Dahw, Prefeitura de São Luís, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 24° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, Unidades de Referência da Região Metropolitana, Vale e diversas instituições de ensino superior.

O que é hanseníase?

A Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa que tem cura, mas se não for tratada pode se agravar. A transmissão é por contato íntimo e contínuo com o doente não tratado, por meio de gotículas que saem do nariz ou pela saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele.

O período de incubação varia de seis meses a seis anos. O principal sintoma é o surgimento de manchas de cor parda ou avermelhada. Nestas áreas há perda da sensibilidade térmica, de pelos e ausência de transpiração. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.

Programação

Dia 25 – Caminhada na Avenida Litorânea, em São Luís, às 7h30, com saída da Praça do Pescador;
Dias 26 a 30 – Campanha de mobilização social e serviço ‘Busca Ativa’ no município de Imperatriz;
Dias 26 a 30 – Campanha de mobilização social e serviço de ‘Busca Ativa’ no Trem de Ferro Carajás (São Luís – Açailândia / Açailândia – São Luís), em parceria com a Vale;
Dia 28 – Campanha de Mobilização na Praça Deodoro, em São Luís;
Dias 26 a 30 – Campanha de Mobilização no Ferry Boat que transporta passageiros entre a Ilha de São Luís e a Baixada Maranhense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *