SECRETÁRIA CONCEDE ENTREVISTA E FALA DE EXPECTATIVAS PARA A EDUCAÇÃO

SECRETÁRIA CONCEDE ENTREVISTA E FALA DE EXPECTATIVAS PARA A EDUCAÇÃO

Em uma entrevista concedida na última quarta-feira (04) em rede de TV local, a Secretária de Educação Rosário Leal (foto) prestou contas das ações de 2011 e falou das expectativas para 2012. Rosário iniciou desejando Feliz Ano Novo aos coelhonetenses e destacou que o ano que passou foi marcado por grandes avanços no setor educacional do município. “Graças a Deus encerramos o ano letivo de 2011 de forma muito tranquila, cumprindo o calendário e superando muitas das metas propostas. A educação cresceu e contabilizamos inúmeros pontos bastante positivos no rendimento dos alunos, no dia-a-dia com professor através do encontros pedagógicos mensais e de momentos de interação entre a Secretaria de Educação e as escolas como um todo”, disse.

A Secretária de Educação destacou ainda a importância do Programa Mais Educação, implantado em 10 escolas da rede municipal durante o ano passado. “ Além de gerar empregos, o Programa Mais Educação tem dado uma dinâmica maior na relação de nossos alunos com as escolas, refletindo assim na melhoria direta dos nossos índices. A Provinha Brasil por exemplo pontuamos 4.5 um crescimento bastante significativo para um município com tantos desafios como o nosso”, disse ela. Durante a entrevista foi citado ainda outros investimentos como por exemplo à ampliação e reforma de escolas e a implantação de uma especialização para os professores.

No quesito pagamento de funcionários, Rosário Leal foi enfática na determinação que recebeu do Prefeito Soliney Silva-PSD em priorizar o pagamento religiosamente em dia. “Tanto eu quanto o Prefeito temos nos esforçado para cumprir com o nosso dever de pagar o funcionalismo religiosamente em dia, num momento em que grande parte dos prefeitos estão com salários com até três meses atrasado. O final do ano é sempre um período atípico em que pagamos novembro, dezembro e o 13º. salário. No entanto é bom frisar que parte do dinheiro utilizado para esse fim é proveniente de recursos da União e que dependemos dessa transferência para efetuar o pagamento. No entanto nem o apelo da FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), nem da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) para que o recurso fosse creditado ainda em 2011 foram suficientes para que o MEC (Ministério da Educação) repassasse a complementação ainda em dezembro, ocasionando assim, um pequeno atraso. No entanto está tudo organizado para que os contratados sejam pagos”, esclareceu ela.

Empolgada com o início do ano, Rosário Leal disse que todos os projetos de 2010 vão continuar e que novas ações serão implantadas com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação no município. “Vamos repetir e aperfeiçoar todas as boas práticas executadas em 2011 e todo esforço de nossa equipe está sendo feito para divulgarmos em breve o calendário de matrículas. Ações como recuperação paralela, Vestibulinho e Semana Pedagógica vão continuar, essa última sendo encerrada com o primeiro dia de aula, no dia 05 de março e com a presença da família na escola. Nesse ano a Iniciação Musical já entra como obrigatória na grade curricular e estamos estudando a viabilidade de inserir ainda o ensino da Língua Espanhola”, adiantou ela.

A entrevista foi concedida em dois momentos e a segunda parte deverá ser exibida nesta quinta (05) no horário do jornal local, através da TV Difusora às 12h:40.

Por Assessoria de Comunicação – SEMEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *