SAÚDE DE QUALIDADE: SOLINEY ANUNCIA CONQUISTA DE UPA PARA COELHO NETO

SAÚDE DE QUALIDADE: SOLINEY ANUNCIA CONQUISTA DE UPA PARA COELHO NETO


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD confirmou no final da tarde de hoje (25) a aquisição de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA para Coelho Neto. O município havia encaminhado a solicitação de uma UPA Tipo I ao Ministério da Saúde e a liberação só se tornou possível graças à interlocução do Ministro do Turismo Gastão Vieira junto ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que expôs tecnicamente as condições do município para receber esse projeto.

A Portaria GM n. 616, de 16 de abril de 2013, informa os municípios que receberão as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), como parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2). As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

O Prefeito Soliney Silva comemorou a noticia e disse que a aquisição da UPA representa um esforço do seu governo de melhorar com a saúde dos coelhonetenses. “Assumi o compromisso de melhorar a saúde de nossa gente e temos nos esforçado para que isso aconteça. Fizemos o projeto dessa UPA entendendo sua importância para nosso município e região e mais uma vez tivemos que contar com a forca política do Ministro Gastão Vieira  para que esse pleito fosse atendido“, disse ele.

A parceria do Prefeito Soliney Silva com os deputados Max Barros e Gastão Vieira tem rendido bons frutos para Coelho Neto e os resultados dessa parceria deve render outras noticias boas para os próximos dias. É aguardar pra ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *