Rosário Leal participa de evento do CONGEMAS em Brasília

13262179_10210158661668693_236162838_o

A Secretária de Desenvolvimento Social de Timon Rosário Leal participa até o próximo dia 25, em Brasília-DF, do 18º Encontro Nacional de Gestores de Assistência Social promovido pelo CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).

O Encontro Nacional tem como tema o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo” e acontece após a realização dos cinco Encontros Regionais nas regiões Centro Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul.

Conforme a programação, no primeiro dia do encontro (23) haverá o credenciamento dos participantes e a realização dos 17 minicursos que tratam, entre outros assuntos, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os minicursos serão proferidos  por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e professores universitários.

Haverá ainda o primeiro painel, com o tema “Planos Decenais das políticas setoriais e a interface com o SUAS”, cuja debatedora é a secretária Nacional de Assistência Social – Gestão 2015, Ieda Castro. O dia será finalizado com a abertura oficial do Encontro Nacional, que será feito com um Ato Político em Defesa da Democracia e do SUAS.

No segundo dia (24), acontecerá a assembleia do Congemas, uma reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas), e uma palestra do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sobre o “Enfrentamento da Exclusão Escolar: Um olhar intersetorial para garantia dos direitos das Crianças e dos Adolescentes”.

À tarde, haverá o segundo painel, que tem como tema o “Plano Decenal 2016/2026: compromisso ético com o alcance de direitos socioassistenciais”, e será proferido pela palestrante Aldaíza Sposati, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No último dia (25), acontecerão as plenárias simultâneas sobre o “Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados” – e o terceiro painel do encontro, que tratará do “Plano Decenal: Monitoramento e Avaliação”, cuja palestrante é a professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maria Luiza Rizzotti.

Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente. Salmos 5:9

Deixe uma resposta