ROSÂNGELA DESTACA DESCENTRALIZAÇÃO DURANTE CONFERÊNCIA DE SAÚDE

ROSÂNGELA DESTACA DESCENTRALIZAÇÃO DURANTE CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Os dias 14 e 15 foi marcado pela realização da VI Conferência Municipal de Saúde de Coelho Neto (foto) com o tema Todos usam o SUS: Coelho Neto em busca da articulação das ações integradas de saúde.

Estiveram presentes na mesa de abertura a 1ª. Dama de Coelho Neto Suely Silva (representando o Prefeito Soliney da Silva), a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, o Presidente da Câmara Mariano Crateús, o ex-prefeito Raimundo Guanabara, o Vereador Edvaldo Alves, o Vereador Antonio Pires, a representante do Sindicato dos Agentes de Saúde Marinalva, o Gestor Regional de Saúde Dr. José Raimundo, o Diretor Clinico da Casa de Saúde e Maternidade de Coelho Neto Dr. Ozacy Leal e o representante dos usuários Sr. Joaquim Lotero (foto).

Foi dada oportunidade para a Banda Municipal (foto) para execução do Hino Nacional e Hino de Coelho Neto. O público presente estava segmentado de prestadores de serviço, usuários, gestores, conselheiros de saúde e participantes.

A Secretária de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dra. Rosângela Curado fez a abertura oficial do evento saudando os presentes e destacando a importância das Conferências assegurada como conquista pela Constituição Federal de 1988. Dra. Rosângela frisou a importância das discussões para implementação das políticas de saúde a nível municipal, estadual e nacional.

Em sua fala o Presidente da Câmara Mariano Crateús-PTB destacou as ações de saúde desenvolvidas no município durante a gestão do Prefeito Soliney Silva. Falou ainda da disponibilidade da Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado e da equipe da saúde para fortalecer a política do município. Com aplausos da platéia e muita empolgação, os usuários do CAPS fizeram uma apresentação teatral (foto) sobre as ações da saúde desenvolvidas pelo município.


Houve a apresentação oficial dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Organizadora da Conferência. O momento de emoção e comoção de todos, inclusive da Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado e da 1ª. Dama Suely Silva foi a homenagem póstuma feita ao Professor Nonato Sampaio (que era Conselheiro Municipal de Saúde) através de uma apresentação de vídeo e a interpretação da música Canção da América feita pelo dentista Amundsen Lacerda (foto).

Na palestra-magna da noite, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dra. Rosângela Curado (foto) fez uma explanação em torno da Implementação das Políticas de Saúde no município de Coelho Neto. Durante a palestra entre outros assuntos, a Secretária destacou que foi no atual governo que a política de saúde foi descentralizada. “Desde que o Prefeito Soliney Silva assumiu o governo e graças a uma decisão política dele, implantamos a descentralização atendendo ao que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde-SUS. Quando chegamos aqui os trabalhadores de saúde são testemunhas de que tudo passava pela Prefeitura, inclusive a compra de uma simples folha de papel, uma diária de viagem, tudo era centralizado, contrariando o que orienta o SUS. Hoje de fato o município possui a gestão plena da política de saúde e tudo isso tem sido decisivo para conseguirmos apresentar tantos resultados em tão pouco tempo”, disse ela.

No espaço da Maçonaria foi montado o Corredor da Saúde (foto) com uma amostra dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela política de saúde.

No segundo dia de Conferência as palestras e os debates aconteceram durante todo o dia. O Prefeito Soliney Silva-PSDB marcou presença no evento e antes de sentar-se a mesa dos debates cumprimentou individualmente os presentes. Quando teve oportunidade de fazer uso da fala, o Prefeito pontuou vários assuntos pertinentes a nova realidade vivida pela saúde e das conquistas do seu governo, tendo sido aplaudido diversas vezes. Durante mais de uma hora, Soliney (foto) fez com muita propriedade uma explanação a respeito de todos os recursos administrados pela saúde e a contrapartida feita pelo município. Pontuou avanços, dentre os quais a implantação do Centro de Especialidades Odontólogicas – CEO, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga, da Unidade Básica de Saúde do Bairro do Anil e fez vários elogios aos trabalhadores da saúde.

Na parte da tarde houve os grupos de trabalho e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde. Durante o evento houve ainda a apresentação das propostas debatidas nos GT´s. Durante o encerramento foi servido um coffee break aos presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *