Rosângela Curado comemora aprovação de programas para idosos e destaca campanha “Outubro Rosa”

unnamed

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira, 30, o Projeto de Lei 7179/14, que cria o programa de teleassistência ao idoso. O programa consiste na instalação de um aparelho para comunicação de emergências na residência do idoso, conectado à linha telefônica e à rede de energia elétrica.

Outras propostas de apoio à qualidade de vida do idoso, também aprovadas pela comissão, foram o PL 6.350/13 (PLS 344/2012), que garante aos idosos a oferta de cursos e programas de extensão pelas instituições de educação superior, e o  PL 2891/11 , em que organizações da sociedade civil com projetos que fortalecem a atenção primária, secundária e terciária da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter deduzida parte da contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A deputada federal Rosângela Curado (PDT), titular da comissão, falou da importância da aprovação dos projetos. “É muito importante apoiar os nossos idosos, fazendo o possível para melhorar sua qualidade de vida e incentivar a sua qualificação e inclusão na sociedade”, ressaltou a parlamentar.

Rosângela Curado aproveitou o pronunciamento, na Comissão, para chamar a atenção dos presentes para a importância do lançamento da campanha Outubro Rosa, na Câmara dos Deputados. Ela salientou as ações desenvolvidas quando ocupou o cargo de subsecretária de Saúde do estado e frisou os esforços realizados pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde, para fortalecer a política de assistência à mulher maranhense.

“Há um interesse público e notório do governador Flávio Dino e do secretário Marcos Pachêco de mudar os índices de câncer de colo de útero e de câncer de mama e tirar o Maranhão dessa linha de vergonha. O Governo tem trabalhado uma política de enfrentamento diferenciado, principalmente, nas 30 cidades que têm os piores índices do IDH, com a Carreta da Mulher, com mamografia e com preventivos de câncer de colo de útero”, afirmou Curado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *