RAPIDINHAS

RAPIDINHAS

1. PRESENTE – Quem esteve presente na sessão de segunda-feira (21) da Câmara foi o ex-Secretário de Obras Antonio Cruz. Reconhecido no passado como um dos grandes articuladores políticos, o ex-Prefeito nem de longe mostra disposição para pendurar as chuteiras, ao contrário, se mostra sempre presente na seara política para não ser esquecido. Logo após o término, ele foi visto numa conversa de pé de orelha com o Vereador Antonio Andrade-DEM. O que será que eles conversavam?

2. DOIDO – Na tumultuada sessão do dia 17, o Vereador Val-PSL cobrou do Vereador Américo de Sousa-PT (foto) a prestação de contas referente ao período que o parlamentar esteve à frente do Sindicato dos Professores. Se não bastasse isso, Val questionou ainda qual deficiência Américo de Sousa tinha, quando prestou Concurso Público na cota de pessoa com deficiência. Segundo o próprio Val a única deficiência que o colega tinha era a deficiência mental… É mole?

3. DÚVIDA – Ainda na polêmica sessão, Val disse que Américo não se importava com a greve porque filho dele estudava numa escola particular e que no final do ano não teria problemas com as férias de dezembro. Será?

4. RIPADA – Na dita sessão o Presidente da Câmara e todo poderoso Mariano Crateús-PTB deu uma ripada segura em Américo quando este no início da sua fala cumprimentou as pessoas que estavam presentes “do outro lado do vidro” (Américo foi contra a colocação do vidro que separa o plenário da galeria). Em ato contínuo, Mariano Crateús pediu questão de ordem e explicou tecnicamente o porquê do feito. Américo não se deu por vencido e disse que sua fala era em sinal de protesto… a colocação do vidro, claro!

5. ANTIDEMOCRÁTICO – E por falar em Mariano Crateús, na sessão de segunda-feira (21) encontrei com o parlamentar nos corredores da Câmara após o término da sessão e ele sequer parou para um cumprimento. Nos causou estranheza, porque antes do blog, o parlamentar sempre teve para conosco um tratamento muito cordial. Se tivesse uma gestão transparente como manda o figurino, sem dúvida alguma o Vereador não precisaria se intrigar com esse blogueiro com as cobranças feitas aqui toda semana. Se os políticos resolvessem ficar de mal com todas as pessoas que discordam de suas práticas, se tornaria impossível viver na democracia. Desça do salto nobre Presidente!

6. QUANTO? Mas para não falar que só critico a gestão de Mariano, uma coisa boa ele já fez desde que assumiu a Presidência do Legislativo. Além do vidro, Mariano colocou também um novo sistema de som, muito melhor e mais moderno. Só está faltando agora mudar aquelas mesas feitas de pau d´arco do tempo que o cão era nenê e o sistema de gravação das sessões que ainda é na fita cassete. Só não sei ao final quanto a Câmara pagou pelas mudanças, mas que as mudanças ficaram boas, ah! ficaram.

7. INCOMODADO – Quem ficou incomodado com os questionamentos da prestação de contas da Câmara foi o desconhecido blogueiro da região que faz Ferdinand Suassure se contorcer no túmulo. Como o dito blogueiro que faz propaganda dos prefeitos do Piauí tem o raciocínio lento e não entendeu vamos repetir: Quem fiscaliza o Executivo é o Tribunal de Contas do Estado, a Câmara de Vereadores e o povo através do Portal da Transparência. E quem fiscaliza a Câmara? O Tribunal de Contas do Estado e o povo, claro. Como os repasses que são feitos para a Câmara não podem ser acessados no Portal da Transparência, é obrigação da Mesa Diretora prestar contas… Entendeu ou tenho que desenhar?

8. DÚVIDA – Perguntar na ofende: Será que se o Prefeito Soliney Silva pagasse R$100,00 (cem reais) a mais que os prefeitos do Piauí pagam para serem “anunciados” pelo blogueiro da região, ele questionaria as ações do governo tucano? É melhor o blogueiro deixar o Língua Solta à vontade, senão como já dizia o ex-Presidente Collor vamos ter que falar coisas nada agradáveis sobre o blogueiro, inclusive a tabela de preços de suas matérias bem como suas formas de pagamento. Melhor não mexer no que está quieto!

9. E AI? O desconhecido blogueiro da região fez denúncias envolvendo uma paciente quilombola e uma médica da rede municipal de saúde. Até onde sei a Secretária Municipal de Saúde Dra. Rosângela Curado (que não manda e nem admite que os usuários da política de saúde sejam maltratados) tomou providências drásticas sobre o ocorrido. Será que em algum momento de nossa história, uma Secretária teria pulso para tomar uma atitude como a que Dra. Rosângela tomou? E o blogueiro da região, será que vai se informar do fato e divulgar no seu blog ou vai continuar fazendo sensacionalismo barato? Quem vê e ouve o desconhecido falando assim, até pensa que é a primeira vez que uma paciente da saúde em Coelho Neto é tratada mal. Olhe a história, meu caro!

10. SERÁ? – Uma dúvida paira no ar: Será que o famoso homem do carro prata teria coragem de utilizar um microfone e anunciar os projetos de autoria de seu/sua vereador/vereadora nesses primeiros seis meses? E ai rapaz, me concede um aparte, ou vai falar logo? Ei tá dormindo?

11. DE OLHO – A Deputada Estadual Graça Paz-PDT anda de olho nos votos de Coelho Neto… Quem será que está intermediando a vinda da pedetista para o solo tupiniquim? Dou um doce para quem souber!!!

12. PREPARANDO – Quem imaginou que não fôssemos falar dos bastidores da Solenidade de Lançamento do Programa Projovem Trabalhador se enganou. O dossiê está completo, e será repassado logo mais. Tem neguin no caldo de pinto até hoje.

13. DOR DE COTOVELO – Como ficou acertado com o Presidente do GEJOVEM Samuel Bastos, os professores do Projovem Urbano na segunda a noite era só alegria com a liberação dos dois meses de salário que estavam atrasados por determinação da Procuradoria Geral do Estado e que o Deputado e Secretário de Esporte e Juventude Roberto Costa conseguiu liberar. Não precisa preocupação e patacoada meus caros, o salário está de volta!

14. CGU – Esse Relatório Final da visita da Controladoria Geral da União-CGU em Coelho Neto promete… Segundo informações da rádio povão, o conteúdo é nitroglicerina pura… Vamos aguardar, o que dirão os fiscais do dinheiro do povo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *