Escolas da rede municipal de ensino de Timon iniciam as atividades do ano de letivo de 2015 na manhã desta quarta-feira (4). As ações para início das aulas começaram ainda na terça-feira (3), com a realização do Encontro Pedagógico com todos os professores da rede de ensino. Até o final da semana, os alunos serão acolhidos pelas escolas para receberem as boas-vindas e os informes do início do ano.
Mais de 33 mil alunos serão atendidos em 2015, ano que marca um momento histórico na educação de Timon com a reforma e climatização de escolas. Iniciando as aulas já no início do mês de fevereiro, a Prefeitura de Timon priorizou, ainda no final de 2014, a reforma e ampliação de muitas escolas para oferecer aos alunos mais conforto e qualidade no ensino. Além das obras de melhorias, muitas das instituições de ensino começarão o ano totalmente climatizadas. O planejamento realizado irá garantir merenda de qualidade e diversos outros benefícios aos alunos atendidos pela rede municipal.
Um bom exemplo de satisfação é o aluno Lázaro Geiel, 12 anos, estudante da U. E. Marechal Castelo Branco. Matriculado no 7º ano do ensino fundamental, o aluno comenta que já conhecia a escola há muito tempo, mas estudava em outra escola mais longe de sua casa, porque a estrutura não era agradável antes de ser reformada pela Prefeitura. “Antes, eu estudava no Francisco Vitorino D’Assunção, mas agora, depois que o Marechal foi reformado e ficou mais bonito, resolvi estudar aqui, porque fica mais perto de casa”, comentou o aluno no retorno às aulas.
Outra escola que também está muito bonita e organizada na volta às aulas, depois da reforma, é a U. E. Edgar Schalcher, na Rua 18, no Parque Piauí II. Em 2015, a escola irá atender pouco mais de 300 alunos do 3º ao 8º ano e, já no primeiro dia de aula, vários alunos já compareceram. De acordo com a diretora, Simone Macedo, a escola já está toda preparada para receber os alunos.
Na U. E. Enoque Moura, no bairro Formosa, a animação dos alunos começou logo cedo e, de acordo com a professora, eles chegaram no início da manhã e já tiveram o primeiro momento em sala de aula. “Assim que eles chegaram, eles se dirigiram às salas e, em seguida, trouxemos todos eles até o pátio para darmos as boas-vindas e apresentar os demais membros das escolas, como professores, zeladores, vigias e todos os outros profissionais que fazem parte. Além disso, aproveitamos para dar os informes e falar sobre as normas”, disse Cassandra Alencar, diretora.
Quase todas as escolas da rede municipal de ensino iniciaram as suas atividades nesta quarta-feira. Os casos isolados de escolas que não iniciaram aconteceram em decorrências das reformas e ampliações que foram realizadas ainda no mês de dezembro. De acordo com a secretária de educação, Dinair Veloso, a Semed está acompanhando de perto e nenhuma escola ficará prejudicada.
“Essa primeira semana é para que os alunos se familiarizem com sua sala, com os professores e, também, com os novos ambientes escolares. Temos feito um amplo planejamento e queremos tranquilizar os pais e responsáveis com relação ao início do ano letivo de 2015. Estamos muito satisfeitos por termos cumprido a meta de garantir qualidade na educação de Timon e, com isso, proporcionar o início de ano com escolas reformadas, professores capacitados e merenda de qualidade”, disse Dinair.
Da Assessoria