Políticas públicas direcionadas a jovens serão debatidas com municípios

10410108_734411816636484_6008551640880824893_n
Secretária Tatiana e o governador Flávio Dino

O Estado trabalhará na municipalização das políticas públicas direcionadas aos jovens maranhenses. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, durante Assembleia da Pastoral da Juventude da Forania São Benedito, em Bacabeira, no último domingo (11). Ela lembrou que a mobilização dos municípios para o desenvolvimento das políticas públicas é uma meta determinada pelo governador Flávio Dino.

“Temos o compromisso de pautar políticas públicas de juventude no Maranhão e, para isso, é de suma importância, que os municípios sejam parceiros. Juntos, poderemos criar meios de discussão e desenvolvimento dessas políticas, com a instituição das secretarias e conselhos municipais de juventude. Dessa forma, teremos o poder público e a sociedade civil trabalhando pelos direitos das juventudes”, afirmou a secretária.

Durante o evento, a secretária Tatiana Pereira explicou que o processo de construção de políticas públicas passa pelo debate com os vários segmentos juvenis e deve partir das bases municipais onde estão as principais demandas. “O governador Flávio Dino tem um plano coerente com políticas públicas que irão transformar, de fato, a vida do povo maranhense. E com a juventude não será diferente”, destacou a secretária.

Para alcançar os resultados, as metas determinadas pelo governador também estão sendo trabalhadas nas áreas da educação, saúde, cultura, participação popular, trabalho e emprego. As ações serão desenvolvidas com foco nos 30 municípios maranhenses que apresentam o menor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e que, por conta disso, terão atenção especial da atual gestão.

Pastoral da Juventude
A secretária Tatiana Pereira destacou o papel colaborativo da Pastoral da Juventude no processo de discussão e elaboração de políticas públicas. A Pastoral sempre esteve presente entre os movimentos juvenis que lutam por conquistas da juventude maranhense.

“A Pastoral da Juventude tem um acúmulo muito grande em relação às demandas da juventude. E é muito bom tê-los como parceiros nesse embate construtivo para pautar o que a juventude quer”, reforçou.

Para o secretário arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Welison Martins, a postura do governo estadual em visitar os municípios, mostra o compromisso e responsabilidade com o segmento.

“É necessária essa aproximação para que haja, de fato, o incentivo para a formação de órgãos da sociedade civil de discussão e elaboração de políticas públicas de juventude. A secretária Tatiana vem das bases e a presença dela aqui mostra que estamos dando um passo importante para trabalhar a municipalização e a regionalização das políticas públicas”, disse.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *