PERSONALIDADES RECEBEM TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA COELHONETENSE

PERSONALIDADES RECEBEM TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA COELHONETENSE

A dependência da Câmara Municipal ficou pequena para a Sessão Solene realizada na última quarta-feira (15) que marcou o início do recesso dos parlamentares e a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária Coelhonetense a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município (foto).

A Sessão foi presidida pelo Presidente da Casa Vereador Mariano Crateús-PTB, que compôs a mesa com outras autoridades a saber: o Prefeito Soliney Silva-PSDB, a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, o Pároco Padre Jeovanês Vitoriano e o Venerável Mestre da Loja Maçônica Francisco Reis (foto). Os Vereadores Lú e Raimundão estiveram ausentes da Sessão mas mandaram justificativa. Após a composição da mesa e a execução do Hino Nacional, a mestre de Cerimônia Eliran Sousa iniciou a leitura da biografia dos homenageados, e após o término de cada uma, o (a) homenageado (a) era convidado para receber o Título das mãos dos parlamentares autores da iniciativa dos projetos.

O primeiro a receber o Título das mãos do Vereador Val foi o Coronel Francisco Melo (foto), que de vendedor de picolé e professor da FEC de Coelho Neto, chegou ao comando da Polícia Militar do Maranhão e ao Comando do Gabinete Civil do Governador, na gestão de Jackson Lago-PDT.

Logo após o Irmão Paulo também foi convidado a receber o Título das mãos do Vereador Val (foto). A homenagem se justificou pelos relevantes serviços prestados ao município, especialmente pelo cuidado aos mais humildes na dedicação e evangelização bem como na propagação da fé católica durante tanto tempo.

Outra que recebeu homenagens para lá de merecida foi D. Celeste Couto mãe do Vereador Fernando Couto, autor da proposta (foto). Aos 89 anos, com 36 anos de aposentada, Celeste Couto exerceu a docência com maestria durante muito tempo, sendo a 2ª. professora normalista a chegar no município.

Quem também foi convidada a receber das mãos do vereador Val o Título de Cidadã Coelhonetense, foi a empresária Ana Silveira (viúva do empresário Chico da Farmácia- in memoriam). Acadêmica do Curso de Administração, D. Ana (foto) juntamente com o marido constituíram família e ergueram as custas de muito trabalho um dos mais bem sucedidos grupos empresarias da região. Com isso conseguiram gerar dezenas de empregos diretos e indiretos, promovendo através de incentivos do hoje, Grupo São Francisco um trabalho social de encher os olhos.

A Secretária de Educação Rosário Leal foi chamada para receber das mãos do Vereador Val o seu Título(foto). Convidada para trabalhar em Coelho Neto na Assessoria de Planejamento da Prefeitura, Rosário presta serviços ao município desde 1997. De lá para cá ocupou diversos cargos públicos, dentre os quais o de Secretária de Assistência Social e atualmente Secretária Municipal de Educação, tendo nesse período conseguido projetos de grande envergadura para o município.

Já Antonio Pereira, foi convidado para receber das mãos do Vereador Antonio Pires o seu Título (foto). Em sua biografia foi destacado todo o seu trabalho no combate a malária e o trabalho incansável a frente da Supervisão do Setor de Endemias do município, que lhe consagrou o apelido de Pereira da Sucam, em referência ao trabalho que tanto lhe deu projeção.

Logo em seguida os vereadores proponentes dos Títulos, vereadores Val (foto), Fernando Couto e Antonio Pires enalteceram a figura dos homenageados. O Vereador Val esteve emocionado durante o tempo todo, Antonio Pires foi resumido e Fernando Couto tentou ao máximo dar o tom de graça a sua fala. Todos os homenageados fizeram uso da palavra para agradecer a honraria, apenas D. Celeste Couto é que foi homenageada e representada pelo discurso da filha.

Na sua fala o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (foto) fez referência a todos os homenageados e enalteceu o mérito dos Títulos. Destacou a grande participação de pessoas que não nasceram em Coelho Neto, mas que foram decisivas para o progresso do município. Num discurso enfático, Soliney não economizou nos gracejos aos homenageados (as) sempre destacando a participação de cada um (a) no engrandecimento da cidade. O Prefeito aproveitou ainda para parabenizar o Presidente da Casa pela sua reeleição bem como a unidade e o bom comportamento dos vereadores em todo o processo da eleição.

O último a fazer uso da palavra foi Presidente da Câmara Mariano Crateús (foto) que demonstrou orgulho por aquele momento. Fez questão de destacar a participação dos vereadores na aprovação dos Títulos e da importância de cada homenageado (a) para o município. Destacou o papel do Poder Legislativo e a importância da unidade dos vereadores em prol do bem-estar da sociedade e aproveitou para felicitar os presentes pelas Festas de Natal e Ano Novo que se aproxima.

No encerramento do evento, foi servido um coquetel a todos os presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *