OS RECURSOS DA MAC E AS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS DE BELEZINHA

OS RECURSOS DA MAC E AS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS DE BELEZINHA


As declarações dadas recentemente pela Prefeita Ducilene Belezinha – PRB ao Blog Local Notícias são totalmente equivocadas e mostra desconhecimento da mandatária sobre o Sistema Único de Saúde, em especial no que trata da gestão financeira. De acordo com o Blog e diante de especulações que a ainda Prefeita Danúbia Carneiro-PL não pagaria o mês de dezembro, Belezinha teria dito “não ter nenhuma responsabilidade sobre o último mês da atual gestão”. Mas é justamente ai que ela se engana.

Belezinha: perrengue desnecessário no apagar das luzes com Danúbia

Para que não paire dúvidas sobre a celeuma que tem girado em torno dos recursos da MAC, temos que esclarecer o que abaixo segue:
1. A título de informação os recursos de saúde são divididos por blocos e o da MAC (Média e Alta Complexidade) é destinado a pagamento de profissionais de nível superior/médio, especialistas médicos envolvidos na rede hospitalar, medicamentos, material de limpeza e alimentação hospitalar, combustível das ambulâncias dentre outros. 
2. Segundo informações dadas por Belezinha, foram depositados nas contas da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS a quantia de R$ 2.156.462,50 sendo 987.190,50 da MAC, 289.272,00 da Atenção Básica e 880.000,00 de um convênio fundo a fundo com o Governo do Estado.  No entanto esqueceram de informar a Prefeita que os recursos da MAC e da Atenção Básica a que ela se refere, correspondem justamente ao mês de novembro mas que o Fundo Nacional de Saúde creditou apenas em dezembro;
3. A Prefeita cai no erro ao dizer que não tem nenhuma responsabilidade no pagamento. Ora bolas como não tem? Se o Fundo Nacional de Saúde não depositou os recursos referentes à competência de dezembro em dezembro e vai depositar apenas em janeiro como fazer o pagamento? A atual Prefeita deverá deixar todos os débitos empenhados e a Prefeita que entra terá sim a obrigação de efetuar o pagamento sob pena de ter que explicar para a população o motivo de não honrar os compromissos deixados pela gestão que se finda;
4. Estamos diante de um cenário diferente. Danúbia não está deixando contas para que Belezinha assuma, ao contrário, os débitos foram contraídos pela gestão de Danúbia, mas o recurso para o pagamento está assegurado, faltando apenas o Fundo Nacional de Saúde creditar o dinheiro na conta. O que a atual Prefeita conseguir pagar será como parte do acordo dela com servidores, já os restos a pagar deverão ser assumidos pela administração que chega.
Se a intenção de Belezinha é colocar Danúbia em situação difícil, dessa vez não será bem assim. As provas são indiscutíveis e o leitor poderá constatar AQUI que o Fundo Nacional de Saúde – FNS creditou nas contas da Saúde apenas os recursos da MAC referente ao mês de novembro. Justiça seja feita! A campanha eleitoral terminou e descer do palanque já está mais do que na hora… ou não? Tem um ditado popular que pimenta nos olhos dos outros é refresco, mas nada melhor do que um dia após o outro e janeiro está logo ai… Vamos aguardar!
Foto: Japa Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *