OS MAIS INFLUENTES DE 2010

OS MAIS INFLUENTES DE 2010
A exemplo do que fizemos em 2009 seguindo o que faz a Revista Época, publicamos a seguir a lista das personalidades mais influentes de Coelho Neto em 2010. São aqueles (as) que se destacaram pelo poder, pela influência, pelo talento, pelas realizações ou pelo exemplo moral. Para integrar a lista, foi preciso satisfazer pelo menos um desses critérios de modo destacado ao longo do ano. Os nomes foram divididos em três categorias a saber: Líderes e Reformadores, Empreendedores e Pioneiros e Artistas e Criadores.
LÍDERES E REFORMADORES

SOLINEY SILVA*

A liderança que exerce, o torna um dos políticos mais respeitados do Maranhão hoje



O Prefeito mais votado da história política de Coelho Neto tem se feito respeitar no cenário político do Estado. Todo esse respeito tem conseguido perpassar os mandatos que já havia exercido e tem sido fruto de liderança, habilidade política, sensibilidade e capacidade administrativa. É um político extremamente carismático e essa qualidade o torna mais próximo de eleitores e admiradores. Cora Coralina, a poeta da simplicidade, dizia que estudou na escola da vida “em que o tempo é o professor” e nesse cenário Soliney Silva aparece. Nos insucessos ou nas vitórias eleitorais soube esperar o tempo e aprender a lição. Na gestão do município tem priorizado as grandes obras estruturantes e se apoiado em nomes de peso como da governadora Roseana, do deputado federal Gastão Vieira-PMDB e do deputado estadual Max Barros-DEM para garantir os recursos que o município tanto precisa. A votação consagradora dada aos seus candidatos na última eleição o gabaritaram a conseguir muito mais, tornando-o um político do seu tempo, mas que pensa a frente do seu tempo. E assim ele prossegue, olhando pra frente e ao mesmo tempo cuidando de sua gente.

ROSÁRIO LEAL


Um dos legados de sua gestão é conseguir com maestria o respeito da classe que comanda

“A boa madeira não cresce em sossego; quanto mais fortes os ventos, mais resistentes são as árvores”. Rosário Leal é exemplo raro de uma mulher movida pela arte de superar obstáculos. Ao assumir a frente da Secretaria de Educação, estava diante de uma das missões mais complicadas de sua longa e exitosa carreira de gestora pública. Se alguma dúvida sobre sua habilidade existia, seu desempenho a frente da SEMED se encarregou de desfazê-lo. Acostumada com desafios e a “topar” aquilo que poucos tinham coragem, conseguiu adquirir a simpatia, o respeito e a confiança da classe que comanda. Realizou de forma inédita na cidade, um Salão de Livros e premiou os professores com uma festa requintada de três dias, só para registrar seus grandes feitos em apenas um ano de gestão. Bateu o pé e se fez respeitar pelos opositores, não pelo grito, mas pelas ações e pelo conhecimento de causa que tem de sua pasta. Sem dúvidas, merecedora da confiança e da alta fatia de poder que conquistou no atual governo em um curto espaço de tempo.

SÉRGIO GUANABARA

Como vice-prefeito ou como secretário de governo, se tornou um símbolo de confiança e poder de fogo ao mesmo tempo

O filho caçula do casal Raimundo Guanabara e Lúcia Bastos (ambos ex-prefeitos) nasceu em berço político e como não poderia deixar de ser, herdou a política no sangue. Sérgio Guanabara exerce a vida pública com serenidade, peso e medida. Quando todos esperavam que se acomodasse como um vice-prefeito figurativo, eis que recebe nas mãos a difícil missão de conciliar seu mandato, com o estratégico cargo de Secretário de Governo. Dedicado no ofício a que foi designado, tem conseguido se portar a altura dos cargos que ocupa e o que é mais importante, gozando de total confiança e credibilidade do Prefeito. Com tranqüilidade, Sérgio Guanabara vai mostrando a que veio, honrando a biografia da família e preocupado em atender a confiança nele depositada. Seja como vice-prefeito, secretário ou como cidadão, Sérgio consegue ser autêntico e admirado por todos que estão a sua volta. Sem dúvida alguma, trata-se de um homem extraordinário.

ROSÂNGELA CURADO

Conseguiu se fazer respeitar como uma líder a altura dos grandes problemas que enfrenta


“Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. Gênesis 12, 1. Se fosse intimada a escolher uma passagem da Bíblia que justificasse a sua saída de tão longe, a dentista Rosângela Curado que também professa a fé evangélica, bem que poderia utilizar esse momento em que Deus chama Abrão e lhe faz promessas, como motivos que lhe levaram aceitar o desafio de vim para cá sem imaginar quão difícil seria sua missão. A frente de uma das pastas mais complexas do governo e tema de palanque durante todo o processo eleitoral de 2008, Rosângela assumiu uma saúde totalmente estrangulada. A rede do SUS do município estava sem condições se seguir e ainda assim continuava a receber problemas das cidades vizinhas, sem sequer possuir um hospital público e tendo que administrar problemas de toda ordem. A receita médica se combinava ai: a doença e o remédio. Como toda doença grave, o tratamento é longo e os efeitos da medicação nem de longe poderiam ser instantâneos. Com a carta branca dada pelo chefe, Rosângela foi à luta e dois anos depois o quadro é outro. É bem verdade que os desafios ainda são enormes, no entanto, Rosângela tem conseguido até aqui, conjugar a capacidade de gestão com as necessidades do povo garantindo com isso êxito em suas ações.

MARIANO CRATEÚS*


Sua reeleição tranqüila e unânime, o torna um mestre na articulação dos bastidores

Não sei qual é o fator preponderante da capacidade de Mariano Crateús-PTB de construir alianças e apoios em torno de si. Mais um em especial deve ser destacado: a aptidão e o trato com que transita nos bastidores do poder, se revelando um conciliador por natureza. Sua reeleição mesmo que unânime em nenhum momento refletiu uma maneira única de pensar, ao contrário, o que havia era idéias divergentes prontas para convergir e ai é onde Mariano entra. Quando viu sua reeleição ameaçada, foi habilidoso e tratou de iniciar uma frente ampla de interlocuções que culminaram com uma eleição tranqüila e de nocaute: 9 x 0. Mágica? Que nada! Recuar na hora certa e o que mais é importante saber quando avançar. Depois de tamanha reengenharia política unindo situação e oposição, Mariano se confirma como um dos pilares da governabilidade no município. Em todo esse processo, o filho de D. Bidoca e do “velho” Mariano (in memoriam) ostentou a capacidade de reconhecer erros e corrigir falhas, condições essenciais para proclamar a humildade como o maior valor da natureza humana. Começou a ano com o pé direito.

SUELY SILVA

Com discrição e sem ocupar qualquer cargo na administração municipal, ela consegue marcar posição de destaque no governo do marido

Personalidade forte, sensível e uma articuladora de mão cheia. Essas são características da 1ª. Dama de Coelho Neto Mara Suely Almeida e Silva. Quando se trata da administração do marido, Suely é extremamente cuidadosa e não vacila em primar pelo bom andamento das ações do governo. Caseira e de hábitos bastante familiares, Suely Silva é avessa a holofotes e age como ninguém nos bastidores. Não precisou ocupar qualquer cargo na administração para se fazer ouvir nas grandes tomadas de decisões e tornar-se uma importante aliada, especialmente dos secretários, que a tem como parceira extremamente necessária. Na correria diária, em que busca conciliar o papel de mulher, esposa, mãe e dona-de-casa, Suely Silva segue o exemplo de tantas outras mulheres, que como ela, sabe exercer com maestria tantas funções ao mesmo tempo. Para quem goza de sua amizade é fácil defini-la como uma mulher espontânea, bem-humorada e com motivos de sobra para viver de bem com a vida.

DOMINGOS DIAS

Um dos homens estratégicos do atual governo combina bem popularidade com a discrição.
De Secretário Adjunto da Educação para Secretário-Chefe de Gabinete. Qual a receita para um salto tão grande? Com a correria do dia-a-dia e a agenda sempre lotada, talvez nem o próprio Domingos Dias (na foto com a esposa) deva ter se dado conta do super-homem que se tornou. O sindicalista vindo das entranhas do PT local, trás na bagagem a garra que sempre atuou na militância do movimento sindical e da vida partidária. Sua atuação mesmo que discreta, o tornou estratégico dentro do PT e um dos “caras” mais cobiçados nessa leva necessária de descobrir novas lideranças em meio a essa onda de renovação na política. Seu bom humor e presteza no trato com os outros, o torna queridinho dos colegas de trabalho, da classe política e do povo que o procura para encaminhamento de suas demandas. Domingos Dias ou Domingos do PT não importa, o nome é diferente, mas a pessoa é a mesma… Se souber conciliar sua capacidade de empreender no cargo estratégico que ocupa, sem dúvida alguma conseguirá alçar vôos mais altos e uma carreira exitosa onde o futuro lhe sorrirá com bem mais força, com certeza.
EMPREENDEDORES E PIONEIROS

SILAS DAVID ALVES

A força e a liderança jovem por trás da expansão de um empreendimento fabuloso

“Tudo o que eu tenho foi Deus que me deu”. É baseado nessa estrofe de um dos hinos do cantor Lázaro, que de maneira simplista o empresário Silas David justifica o sucesso que transformou o empreendimento que comanda e que se encontra em permanente ascensão na região. De família evangélica, Silas sempre teve que “ralar” muito para gozar do prestígio e do sucesso que tem hoje. Corajoso, não mediu esforços para desafiar o mercado e investir num projeto até então ousado e audacioso. A humildade que trata os outros, nem de longe lhe rotula como chefe e a relação que mantém com seus funcionários é de extrema amizade e profundo respeito. O bom humor e sorriso espontâneo que carrega, tem sido um passaporte para garantir a cada dia sem muito esforço um novo simpatizante de seu trabalho. Amigo do Prefeito Soliney Silva, o empresário tem gostado de se inteirar dos assuntos que dominam a seara política, mostrando com isso que sabe ser plural. Sua importância no atual cenário empresarial do município não vai parar por aqui, e se estiver certo, muita gente ainda vai continuar ouvindo falar e muito bem de Silas David.

 ANA LOURDES SILVEIRA*

As empresas que estão sobre o seu comando impulsionam o crescimento econômico e a geração de emprego no município
Uma mulher persistente e de fibra, só qualidades como essas poderiam explicar a coragem e determinação que a empresária Ana Lourdes Silveira conseguiu “tocar” o mega-empreendimento da família depois da perda prematura do marido Francisco Silveira (Chico da Farmácia). Passado às intempéries e com forças retiradas, sobretudo da religião a que sempre foi devota, Ana desponta hoje como uma das mais promissoras empresárias da região e o que é melhor, o Grupo que comanda não pára de crescer. Ampliação e instalação de novas filiais, novos ramos de investimentos e conseqüentemente a geração de emprego e renda, tem sido uma constante na vida corrida dessa discreta empresária que tanto contribui para o crescimento de nosso município. Recentemente condecorada com o Título de Cidadã Coelhonetense, essa avó dos tempos modernos que estuda, trabalha e cuida da família, se esmera para continuar sendo digna da confiança que o povo tem no nome e sobrenome que carrega, mais do que isso, no empreendimento em que dedicou e dedica boa parte de sua vida.

KARLA JEANE MATOS DE CARVALHO PEREIRA DA SILVA*

Em sua carreira está a missão de ser sempre pioneira

Parafraseando o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) Dra. Karla Jeane se fosse médica, teria jaleco branco, voz pausada, semblante sereno, de paciência disposta a ouvir o paciente e pronto a lhe transmitir esperanças no final da má notícia. Uma jovem expoente da nova geração de juízes que concilia o judiciário com a responsabilidade social. Sempre pioneira, em 2010 implantou de forma inédita na cidade e no Estado, o Projeto Depoimento sem Dano, baseado na experiência exitosa de Curitiba por meio do juiz Antonio Daltoé Cesar. Com a beleza e a discrição que lhe é peculiar, Karla Jeane orgulha e é uma referência nessa nova leva de juízes que estão em ascensão, por tudo que representa, mas, sobretudo pela forma séria que enfrenta os desafios que o cargo lhe impõe.

ARTISTAS E CRIADORES
PAULO JOSÉ DE ASSIS*

Um dos nomes mais destacados na cultura local atualmente

O pernambucano Paulo José de Assis que já se tornou coelhonetense depois do Título de Cidadania concedido pela Câmara que ostenta com orgulho, tem estilo próprio e já faz parte do patrimônio cultural do município. Paulinho como é carinhosamente conhecido é considerado por muitos o “Cabeleireiro das Estrelas”, e se tornou figura indispensável em Coelho Neto quando o assunto é cultura. Atual Presidente da Associação Cultural e Recreativa Unidos de Coelho Neto, é de autoria dele a beleza que a Escola de Samba Unidos da Rio Branco esbanja na passarela durante o Carnaval. E não para por ai, como figurinista de mão cheia, Paulinho responde durante anos pelo luxo dos figurinos da Quadrilha Bakanas Civilizados, inúmeras vezes campeã do festejo junino de Coelho Neto e de outros municípios da região. Paulinho tem personalidade forte e sem dúvida alguma um “filho adotado” de Coelho Neto que honra o município que escolheu para morar, trabalhar e constituir família. Seu trabalho requintado permite que nossa cultura seja admirada e acima de tudo respeitada.

RAQUEL SANTOS E ADELINO SANTOS*

Um casal que canta e encanta

Nosso município tem a sorte de ter por esse chão grandes artistas, uns filhos legítimos da terra, outros que escolheram aqui para morar. Como falar de sucesso e de gente que canta e encanta sem falar em Raquel Santos e o maestro Adelino Santos. O reconhecimento estadual conquistado pela segunda vez em 2010 através do prêmio SESI de Música é mais do que merecido e confirma o talento que todos nós já conhecemos. A dupla casa perfeito o sucesso, a simplicidade e engrandecem a galeria das personalidades de destaque do nosso município.

*Entrou na lista também em 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *