MAX BARROS PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA VIA EXPRESSA

MAX BARROS PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA VIA EXPRESSA

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutura, Max Barros, assinaram na manhã desta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da Via Expressa, avenida que ligará a Colares Moreira – passando pela Carlos Cunha, próxima ao Sítio Santa Eulália – à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.

A solenidade aconteceu no Sítio Santa Eulália e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; o presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha (PSL); secretários estaduais, deputados, vereadores de São Luís e sociedade civil.

Orçada em R$ 100 milhões, a via terá cerca de 9 km de extensão e beneficiará mais de 30 bairros e uma população estimada de 300 mil habitantes. A Via Expressa deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.

Segundo Roseana, a obra será entregue em setembro de 2012, como presente aos moradores por conta da comemoração dos 400 anos de São Luís. “Essa é uma obra importante para São Luís, a primeira avenida de grande porte que vai desafogar o trânsito da capital e dar mais qualidade de vida às pessoas. Assinamos hoje o primeiro ato de comemoração da grande festa que será os 400 anos da capital. Será a avenida mais mocerna e bonita de nossa cidade”, afirmou a governadora.

Ela disse que essa foi apenas apenas uma de uma série de obras para melhorar a infraestrutura da cidade. A governadora citou o Espigão Costeiro, que está sendo construído na Ponta D’Area, e afirmou que nas próximas semanas estará entregando mais duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a primeira fase da reforma no Hospital do Ipem, 40 hospitais (dos 72 em construção) e 10 estradas no interior. Roseana disse ainda que em agosto dará início ao governo itinerante, quando visitará dezenas de municípios.

Solenidade foi realizada no canteiro da obra no Sta.Eulália. Foto: Geraldo Furtado

Max Barros informou que a nova avenida vai melhorar o trânsito da capital. “A previsão é que na fase inicial 35 mil veículos circulem diariamente pela Via Expressa, isso vai contribuir para a fluidez do tráfego.”

A Via Expressa interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego.

Serão gerados 5.700 empregos diretos e indiretos. A avenida vai ter seis pistas, duas delas exclusiva para o tráfego de ônibus, além de ciclovia, pista para pedestres, canteiro central, dois viadutos e cinco pontes ao longo da via para minimizar o impacto ambiental em áreas de mangues. Do Blog do Décio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *