MAX BARROS CONHECE DETALHES DA CONSTRUÇÃO DE VIA EXPRESSA NO RJ

MAX BARROS CONHECE DETALHES DA CONSTRUÇÃO DE VIA EXPRESSA NO RJ

Em reunião na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Secretaria de Transportes do Rio, o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, conheceu detalhes do projeto de construção de uma via expressa na cidade do Rio de Janeiro. A apresentação foi feita pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão Fontes.

O objetivo da visita foi conhecer as peculiaridades do projeto carioca. Em São Luís, o Governo do Estado já está estudando a implantação de um projeto parecido, a Avenida Metropolitana, que ligará a BR-135, próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, à Avenida dos Holandeses, passando pelos bairros do São Raimundo, Cidade Operária, Maiobão, Paço do Lumiar e Araçagi (Alphavile).

Como no projeto para a Ilha, a nova via expressa do Rio de Janeiro – batizada de Corredor T5 – terá uma faixa exclusiva para transporte de massa, modelo BRT (Bus Rapid Transit), uma espécie de ônibus bi-articulado, com capacidade para cerca de 200 passageiros.

“Nosso projeto ainda está em fase de elaboração e é importante conhecermos experiências como essas, que já estão em fase mais adiantada, para podermos executar a obra com mais qualidade”, avaliou Max Barros.

O secretário disse, ainda, que já foi elaborado um pré-projeto da obra, para embasar o termo de referência que será lançado com edital de licitação do projeto executivo. “Temos primeiro que licitar esse projeto, contratar a empresa para elaborá-lo, para, depois, licitar a obra”, explicou.

Troca de experiência

O secretário de Transportes do Rio, Alexandre Fontes, considerou proveitosa a reunião e afirmou que a Prefeitura do Rio está disposta a cooperar com o Governo do Maranhão na troca de informações e experiências durante as obras.

Para ele, é importante esse intercâmbio na medida em que a experiência carioca sirva de exemplo para o Maranhão e, principalmente, para que eventuais erros não sejam repetidos. “Nós estaremos à disposição do Governo do Maranhão para trocar informações e experiências, até para que vocês aprendam com os nossos erros e não os repitam na Avenida Metropolitana”, completou.

Após mais de uma semana em viagem com a comitiva da governadora Roseana Sarney – que também passou a segunda-feira (28) no Rio de Janeiro, em reunião no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) -, o secretário Max Barros retorna a São Luís nesta terça-feira (29).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *