MARANHÃO SE DESTACA EM CONGRESSO DA JPMDB NO RIO DE JANEIRO: PLENÁRIA APROVA MOÇÃO DE APLAUSOS A SARNEY, ROSEANA E JOÃO ALBERTO

MARANHÃO SE DESTACA EM CONGRESSO DA JPMDB NO RIO DE JANEIRO: PLENÁRIA APROVA MOÇÃO DE APLAUSOS A SARNEY, ROSEANA E JOÃO ALBERTO
(17h:00) Clima de festa! Foi nesse ritmo que a delegação de jovens maranhenses se comportaram durante o II Congresso Nacional da JPMDB realizado nos dias 16 a 18 de março no Rio de Janeiro.  Nem os três cansativos dias de viagem foram suficientes para barrar a animação da galera que já entrou nas dependências da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ com bandeiras em punho e soltando a voz com gritos de guerra e músicas maranhenses.
Delegação maranhense fez festa no evento
Além dos 80 jovens representantes do Estado, marcaram presença o Deputado Estadual Roberto Costa – PMDB, o Secretário de Juventude do Maranhão André Campos e o Presidente do CEJOVEM Ruy Pires. O Maranhão foi o Estado com segunda maior bancada do evento, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo.
 O CONGRESSO
Depois de três dias de debates na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) a Juventude do PMDB aprovou neste domingo (18), último dia do encontro, as novas diretrizes que vão nortear o trabalho dos jovens filiados de todos os diretórios estaduais e municipais do Brasil.

Plenário do auditório da UERJ lotado
Antes da leitura do texto final com as propostas aprovadas, o presidente licenciado da Jota, Gabriel Souza, e o presidente interino, Marco Antonio Cabral, agradeceram a participação dos cerca de 500 jovens que foram ao evento, organizado com objetivo principal de restaurar o programa partidário do PMDB que não é modificado desde sua criação, em 1966.

 Gabriel destacou a força e a responsabilidade que os jovens militantes do partido possuem. “As políticas públicas precisam ser modificadas, debatidas e melhoradas. A Juventude do maior partido do país tem o dever de avançar para colaborar na melhoria da estrutura social de milhares de brasileiros. Creio que este Congresso serviu de base para que tenhamos uma reformulação de nossa linha de atuação. As novas resoluções vão unificar ações nacionalmente”, explicou.

 Já Marco Antônio Cabral lembrou sua trajetória na Jota e disse ter a certeza de que o encontro serviu para impulsionar, principalmente os jovens militantes que pretendem disputar as eleições municipais deste ano.    “Tenho certeza de que cada um de vocês sai desse encontro maior do que entrou, mais preparado, com mais garra e capacidade para alcançar metas”, ressaltou Marco, ovacionado pelos companheiros que cantavam:  “ele é de luta, ele é de moral. Agora vai Marco Antônio Cabral”.

Entre as propostas debatidas nos seis grupos de trabalho e que agora fazem parte das resoluções da JPMDB estão: a criação de conselhos específicos para combater qualquer tipo de discriminação; a destinação pelo governo federal de 10% do PIB brasileiro à Educação; 30% de participação de jovens mulheres nas executivas municipais, estaduais e nacional; criação de um manual de redação institucional da Juventude do partido para criar uma unidade visual e de linguagem; congressos virtuais e rede social específica para os militantes jovens; destinação de 10% das propagandas partidárias para os integrantes da Juventude; 5% do fundo partidário para a juventude e ainda incentivar e promover campanhas de prevenção à violência contra jovens mulheres e estimular a criação de conselhos de juventude e secretarias ou coordenadorias específicas de juventude em todos os municípios.

 Segundo Marco Antônio Cabral, os tópicos ajudarão na ampliação e na democratização das atividades da Juventude do partido. “Temos que gerar uma unificação de ideias. Desta forma, todos os diretórios municipais, estaduais e nacional vão se basear em uma única estrutura na tomada de decisões”, disse ele, destacando que os três dias de encontro tiveram balanço muito positivo e que a presença, no Rio de Janeiro, de representantes da Jota de estados distantes como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Acre mostrou a força da juventude partidária e a vontade de colaborar para o aperfeiçoamento do trabalho atualmente desenvolvido.  

ASSIS SE DESTACA
Assis Filho e o Presidente da JPMDB Marco Antonio Cabral
Durante todo o evento a bancada do Maranhão esteve muito bem representada nos debates pelo Presidente da JPMDB Assis Filho, que além de participar de várias mesas defendeu uma das teses de mais embate do evento, sobre a idade limite de compor os diretórios da juventude. A atuação de Assis Filho foi tanta, que se tornou comum, jovens de outros estados o pararem nos corredores da UERJ para cumprimentá-lo pela performance.
DEPUTADO DA JUVENTUDE



Deputado Roberto Costa e o ex-presidente Nacional da JPMDB Gabriel Sousa
Único deputado a permanecer nos dois dias de evento, o Deputado Roberto Costa-PMDB esteve atento aos debates e a participação do Maranhão nas discussões. Aniversariante do último domingo (18), Roberto foi homenageado com direito a parabéns pra você e cumprimentos das autoridades e jovens presentes.
MOÇÃO DE APLAUSOS
Roseana: reconhecimento vindo da juventude
Durante a realização do II Congresso foi aprovada pela plenária uma Moção de Aplausos ao Senador José Sarney-PMDB pelo apoio na aprovação do Estatuto da Juventude. Foram aprovados ainda Moção de Aplausos a Roseana Sarney-PMDB (Governadora do Maranhão), João Alberto-PMDB (Senador), Roberto Costa-PMDB (Deputado Estadual) e André Campos (Secretário de Juventude do Maranhão) pelo apoio dado as ações relacionadas à juventude do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *