MAIS SAÚDE: OBRAS QUE PRODUZEM QUALIDADE DE VIDA

MAIS SAÚDE: OBRAS QUE PRODUZEM QUALIDADE DE VIDA
No último dia 31 de outubro, a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Saúde fez uma verdadeira maratona de inaugurações e visitas a obras que estão próximas de serem entregues e outras ainda em fase inicial.Durante a programação do aniversário de 118 anos da cidade, as autoridades fizeram uma visita ao prédio onde funcionará o CAPS-AD destinado atendimento de pessoas envolvidas com álcool e drogas. O CAPS-ad é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.

O tratamento no CAPS-AD é realizado através de vários tipos de atividades, como: atendimento individual, atendimentos grupal, atendimento aos familiares, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, tratamento clínico, dentre outros, com acompanhamento de equipe multiprofissional.

Logo depois foi entregue as instalações do Laboratório de Endemias da Funasa, cuja conquista permitirá que os materiais para exames que antes eram coletados e enviados para Caxias, a partir de então sejam realizados no próprio município.

Por último foi feito a entrega do prédio que abrigará o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, classificado como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade pelo Ministério da Saúde.

Os Centros de Especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo , os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os Centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.

Durante a maratona de inaugurações, houve uma rápida visita ao terreno onde será construído a Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Anil.

Estiveram presentes nas inaugurações o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva, a 1ª. Dama Mara Suely, a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, o Secretário Chefe da Casa Civil Luis Fernando, que no ato representou a Governadora Roseana Sarney, o Prefeito de Duque Bacelar Flávio Furtado além de secretários de governo, vereadores e a população em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *