Mais Obras: Jorge Oliveira amplia sistemas de abastecimento de água em Duque Bacelar

 

A 40km da sede municipal de Duque Bacelar, na comunidade Jabuti, mais de 40 famílias abrirão as torneiras de suas casas e sairá água de qualidade para consumo. O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), tem trabalhado efetivamente para que comunidades de vários municípios tenham água para consumo e também para produção por meio da construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA’s).

Neste sábado (24), o Governo entregou em Duque Bacelar três Sistemas de Abastecimento nos povoados Montelino, Mocambo do Justino e Jabuti. Dona Maria José, que mora há 27 anos no povoado Jabuti, relatou que era sonho ter um sistema como esse.“Antes, a gente tinha que puxar água de poço. Nossa vida era difícil, tínhamos que andar 3km para buscar água, ou então, lavar roupa na nascente de um rio. Agora é só sossego e estou muito feliz com esse sonho realizado,” disse a moradora. Nos povoados de Duque Bacelar, a ação beneficiará mais de 200 famílias com água de qualidade para consumo humano.

O investimento na construção dos três poços no município é de aproximadamente R$ 653 mil. Os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água são compostos por poços tubulares, reservatórios com capacidade de armazenamento de 15 mil litros e ligações domiciliares. Em alguns municípios, o SSAA tem caráter produtivo com a implantação de um campo agrícola.

No povoado Mocambo do Justino, dona Maria Iva enfatizou que “ter água encanada em casa era um sonho e que agora está sendo possível.” De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, o Governo do Estado tem investido na construção de Sistemas de Abastecimento sendo entregues o total de 12 até o momento e beneficiando mais de 600 famílias.

“A entrega desses Sistemas é de muita alegria para estas famílias e o Governo está cumprindo a missão de garantir água para a população que antes estava esquecida. Tenho certeza que esses Sistemas são um marco de desenvolvimento na vida delas e que vai  auxiliar no consumo e propiciar dignidade,” afirmou o secretário Júlio Mendonça.

Presente na entrega dos Sistemas, o secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e deputado Federal eleito, Márcio Jerry, informou que, o Maranhão apresentava um déficit de falta de abastecimento de água nas comunidades, principalmente rurais, mas que o governo tem enfrentado este problema e conseguido levar água para a população. “O Governo conseguiu fazer entregas importantes de Sistemas de Abastecimento, como esses de Duque Bacelar, portanto mais uma grande vitória, uma vitória dupla porque estamos assegurando água para os cidadãos e cidadãs e segundo porque também fortalecemos parceria de resultados com a prefeitura e para toda região. Vamos continuar no caminho certo de entregas de bens e serviços para o povo do Maranhão,” concluiu o secretário Márcio Jerry.

O prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, disse que, “esses Sistemas são muito importantes, pois atenderão a necessidade dos povoados Mocambo do Justino, Montelino e Jabuti que eram muito grandes. Estamos muito felizes pelo Governo do Estado ter tido essa preocupação com nosso povo que estava precisando de água de qualidade.”

Com contribuição do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *