JUVENTUDE MARCA PRESENÇA EM PIO XII E CONSOLIDA COM SUCESSO O PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE JUVENTUDE DO MARANHÃO

JUVENTUDE MARCA PRESENÇA EM PIO XII E CONSOLIDA COM SUCESSO O PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE JUVENTUDE DO MARANHÃO
A Secretaria de Estado da Juventude iniciou no mês passado a realização das Conferências Regionais da Juventude que antecedem a realização da 2ª. Conferência Estadual de Juventude. Já foram realizadas as conferências nas cidades de Viana (compreendendo a macro-regional da Baixada e Munim), Bacabal (compreendendo a macro-regional Central) e no último domingo (11) foi à vez do município de Pio XII, que contempla a macro-regional Médio-Mearim, Pindaré e Leste.

As conferências mobilizam centenas de jovens em todo o Estado e milhares de jovens no país inteiro com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil em torno das políticas públicas voltadas para a juventude.

PIO XII

A Conferência de Pio XII foi declarada pela Comissão Organizadora como a maior já realizada em número de municípios e jovens presentes. O evento que ocorreu na quadra esportiva do Centro de Ensino Profº Rafael Braga, contabilizou jovens representantes de municípios como: Alto Alegre do Maranhão, Caxias, Miranda do Norte, Codó, Parnarama, Coroatá, Timon, São Mateus, Timbiras, Coelho Neto (na foto a delegação de Coelho Neto com o Vice-Governador Washington), Matões, Pedreiras, entre outras.

O EVENTO

A solenidade de abertura do evento foi uma verdadeira festa e ocorreu num estilo bem jovem de ser ao som de tambor, gritos de guerra, aplausos e muitos foguetes. Logo após a composição da mesa foi dada a oportunidade para a execução dos Hinos Nacional, do Maranhão e de Pio XII, respectivamente.

DISCURSOS

Após o momento solene várias autoridades e lideranças juvenis fizeram uso do microfone para falar da importância do evento para os municípios da macro-regional, bem como para o Estado como um todo. Os discursos foram iniciados pelo Secretário de Juventude de Pio XII Pedro Lopes (foto), que deu boas –vindas aos presentes e destacou o esforço dos municípios em participar do debate.

O Secretário Executivo da COE, o jovem Saddam Nunes (foto), que no evento representou o Deputado Roberto Costa-PMDB, fez um destaque especial a presença do Vice-Governador Washington Oliveira, e ressaltou que mesmo ausente, o Deputado Roberto Costa estava feliz em saber que o jovem do Maranhão está interessado em participar do debate em prol da construção de um Estado bem melhor, onde o jovem também é protagonista.

Em sua fala o Secretário André Campos (foto) que foi bastante aplaudido, agradeceu aos jovens pela presença e fez menção especial ao vice-governador Washington Oliveira, ao esforço do anfitrião da festa Vereador Assis Filho, e a hospitalidade do Prefeito Mundiquinho Batalha. Aproveitou para destacar o apoio da Governadora Roseana Sarney-PMDB, do Senador João Alberto e do deputado Roberto Costa, na ajuda necessária para que as ações da SEJUV se tornem em ações concretas que contemplem os jovens de todo o Estado.

Antes de fazer uso da fala, o Prefeito Mundiquinho Batalha-PP sancionou a lei de autoria do Vereador Assis Filho que tratava da criação do Conselho Municipal de Juventude de Pio XII. Em sua fala o Prefeito (foto) deu boas-vindas aos jovens e ressaltou a importância de ações como o aumento da oferta de cursos profissionalizantes como forma de garantir o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

Bastante aplaudido quando teve seu nome anunciado, o anfitrião da festa e Vereador de Pio XII Assis Filho (foto), era só alegria ao anunciar os municípios presentes no evento. Destacou o apoio recebido do Prefeito Mundiquinho Batalha, do Secretário André Campos e do Deputado Roberto Costa para que o evento fosse realizado e fez um destaque especial aos membros da UMES do município pela forma como se engajaram na realização do evento. Elogiou a participação dos municípios e destacou que as propostas que ali fossem aprovadas serviriam para ajudar a subsidiar o tão sonhado Plano Estadual de Juventude.

Ovacionado de pé pelos presentes, o Vice-Governador Washington Oliveira agradeceu a recepção e a presença dos municípios através de cada jovem. O vice-governador afirmou que o Maranhão vive um novo momento para os jovens, com grandes oportunidades e uma atuação destacada do segmento, que colabora com a efetivação de importantes Políticas Públicas. Em todo o discurso, Washington fez elogios rasgados de destaque ao empenho do Secretário André Campos a frente da SEJUV.

PRESTÍGIO

O prestígio e o peso político do atual Secretário de Juventude André Campos, pôde ser visto diante do grande número de lideranças e autoridades que se fizeram presente no evento em pleno domingo. Dos grandes nomes que se fizeram presentes no evento destacamos o de Raimundo Monteiro (presidente estadual do PT); Domingos Alberto (vice-prefeito de Coroatá); Ângela Maria (diretora da Fetaema); Ney Teixeira (Delegado Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Foto); Virna Teixeira (secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Educação) além de vereadores, secretários e outras lideranças da região.

UMES DE PIO XII INAUGURA NOVA SEDE

Logo após a abertura oficial da Conferência, feita pelo vice-governador Washington Oliveira, os presentes saíram em passeata para a inauguração da sede da Umes.

Descerraram a faixa de inauguração o vice-governador Washington Oliveira; o prefeito Mundiquinho; o secretário de Juventude, André Campos, o vereador Assis Filho e o Presidente e vice – presidente da UMES, Paulo Gustavo e Paulinho do Projovem, respectivamente.

Na oportunidade foi feito o lançamento da Carteira Estudantil 2011 de Pio XII, com a expedição em tamanho gigante da carteira do vice-governador Washington Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *