

“Aqui está a geração que quer mudar pra valer. Uma geração que quer viver o Brasil de todos”. Estas e outras fases fizeram coro ao longo da cerimônia, que também contou com a participação das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos); Iriny Lopes (Politica para Mulheres) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); do ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e da deputada federal Manuel D´Ávila, entre outros parlamentares.
A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou o papel do Conjuve, mas também dos conselhos estaduais e municipais, para a realização do evento. Segundo Severine, apesar do tema só ter entrado recentemente na pauta da agenda nacional, isso nunca impediu a juventude brasileira de ser protagonista dos principais acontecimentos que marcaram a história do país. Ela ressaltou que o Brasil vive um momento especial, com conquistas econômicas e sociais, exigindo, portanto, uma nova abordagem da agenda juvenil, com a afirmação de novos direitos e oportunidades para os jovens.
Já o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, destacou que “esse é um momento que demanda necessidades específicas e que requer atenção do Estado. Se na primeira Conferência o tema era “Levante sua Bandeira”, o objetivo agora é “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”, mostrando que a pauta da juventude é símbolo de desenvolvimento nacional”. A coordenadora do encontro e secretária-adjunta da Secrearia Nacional de Juventude, Angela Guimarães afirmou que a realização da Conferência já demonstra que os jovens querem e podem reforçar as mudanças que estão ocorrendo no país, “ajudando a construir o Brasil que todos queremos”.
De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, a presença de tantos ministros no evento mostra, por si só, a dimensão que o governo federal tem dado à agenda juvenil. Ele destacou que uma das principais metas do governo da presidenta Dilma Rousseff é erradicar a miséria no país, lembrando que essa população extremamente pobre é composta principalmente de crianças e jovens. E terminou afirmando que a juventude tem um papel fundamental na conquista desse objetivo. (Do www.juventude.gov.br)