JOVENS DE TODO O BRASIL LOTAM AUDITÓRIO NA SOLENIDADE DE ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

JOVENS DE TODO O BRASIL LOTAM AUDITÓRIO NA SOLENIDADE DE ABERTURA DA 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE
A solenidade de abertura contou com a presença de vários ministros, parlamentares e representantes de entidades e movimentos sociais, além de participantes de 16 países da América Latina e África. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; e a coordenadora nacional da Conferência, Ângela Guimarães, foram alguns dos integrantes da mesa que saudaram os jovens, destacando a importância do encontro para fortalecer a Política Nacional de Juventude, assegurando, na prática, os direitos desse segmento. A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, na condição de pr esidente da República em exercício.

“Aqui está a geração que quer mudar pra valer. Uma geração que quer viver o Brasil de todos”. Estas e outras fases fizeram coro ao longo da cerimônia, que também contou com a participação das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos); Iriny Lopes (Politica para Mulheres) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); do ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e da deputada federal Manuel D´Ávila, entre outros parlamentares.

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou o papel do Conjuve, mas também dos conselhos estaduais e municipais, para a realização do evento. Segundo Severine, apesar do tema só ter entrado recentemente na pauta da agenda nacional, isso nunca impediu a juventude brasileira de ser protagonista dos principais acontecimentos que marcaram a história do país. Ela ressaltou que o Brasil vive um momento especial, com conquistas econômicas e sociais, exigindo, portanto, uma nova abordagem da agenda juvenil, com a afirmação de novos direitos e oportunidades para os jovens.

Já o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, destacou que “esse é um momento que demanda necessidades específicas e que requer atenção do Estado. Se na primeira Conferência o tema era “Levante sua Bandeira”, o objetivo agora é “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”, mostrando que a pauta da juventude é símbolo de desenvolvimento nacional”. A coordenadora do encontro e secretária-adjunta da Secrearia Nacional de Juventude, Angela Guimarães afirmou que a realização da Conferência já demonstra que os jovens querem e podem reforçar as mudanças que estão ocorrendo no país, “ajudando a construir o Brasil que todos queremos”.

De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, a presença de tantos ministros no evento mostra, por si só, a dimensão que o governo federal tem dado à agenda juvenil. Ele destacou que uma das principais metas do governo da presidenta Dilma Rousseff é erradicar a miséria no país, lembrando que essa população extremamente pobre é composta principalmente de crianças e jovens. E terminou afirmando que a juventude tem um papel fundamental na conquista desse objetivo. (Do www.juventude.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *