JOAQUIM BARBOSA É PRIMEIRO NEGRO ELEITO PRESIDENTE DO STF

JOAQUIM BARBOSA É PRIMEIRO NEGRO ELEITO PRESIDENTE DO STF

O ministro Joaquim Barbosa, 58 anos, foi confirmado nesta quarta-feira como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do julgamento do mensalão recebeu 9 votos contra 1 a favor do ministro Ricardo Lewandowiski, revisor da ação penal 470. Escolhido em razão da antiguidade, como manda a tradição, Barbosa é o primeiro negro a presidir a mais alta corte do país.
Antes do início da 34ª sessão do julgamento do mensalão, os ministros da Corte votaram em sessão secreta para a escolha do novo presidente, que assume em novembro. A sucessão no comando segue a ordem da antiguidade – a partir dos mais antigos até os mais novos.
O novo presidente, que cumpre dois anos de mandato, é eleito por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder. 
Barbosa terá como vice-presidente o ministro Ricardo Lewandowski. A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. No entanto, ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse.
Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação. Filho de dona de casa e pedreiro, nascido em Paracatu (Minas Gerais), ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal.
Do Blog do Luis Pablo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *