GOVERNADORA E MINISTRO MERCADANTE DISCUTEM MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO NO MA

GOVERNADORA E MINISTRO MERCADANTE DISCUTEM MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO NO MA

Do Portal do Governo do Estado

A governadora Roseana Sarney foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na tarde desta sexta-feira (25), em Brasília. Na conversa, um dos assuntos principais foi o pedido de auxílio na questão da escassez de professores com licenciatura plena em diversas áreas no Maranhão.

“Hoje, a rede estadual se ressente da falta de professores para matérias essenciais por falta de docentes especializados nessas áreas”, informou a governadora, que viajou a capital federal depois de visitar o Sul maranhense, onde entregou obras, vistoriou serviços e firmou parcerias em 8 municípios (Carolina, São Félix de Balsas, Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Riachão).
Em Brasília, Roseana Sarney também comunicou ao ministro que o Governo do Estado vai realizar concurso para preenchimento de 3 mil vagas na área da Educação. A governadora afirmou que Mercadante foi bastante solícito e garantiu o auxílio ao Maranhão.
“O ministro afirmou que vai oferecer total apoio para a formação de professores, inclusive disse que, se for preciso, viabilizará a abertura de mais vagas na universidade federal”, declarou.
A carência se concentra no ensino médio, até pela exigência da formação superior, e compreende disciplinas como Língua Estrangeira (inglês e espanhol), Matemática, Química, Física e Biologia. Além da baixa oferta de cursos, a falta de ações para atração de universitários para essas áreas também é apontada como uma das causas do problema.
Outras ações
A governadora também conversou com o ministro sobre projetos realizados em parceria com o Governo Federal. Caso do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), projeto de cooperação entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Ministério da Educação (MEC). O projeto tem como objetivo a definição de ações estratégicas para a melhoria educacional no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e pela equipe técnica da Seduc.
Trataram, ainda, sobre o Mais Educação, programa tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. Para viabilizar o desenvolvimento do Mais Educação, as escolas participantes recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Educação Integral), sendo o número de estudantes beneficiados e as atividades escolhidas o que determina o valor do repasse. No Maranhão, 466 unidades escolares do ensino fundamental da rede estadual foram selecionadas para participar do programa em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *