FILHO DE FLÁVIO DINO MORRE EM BRASÍLIA

FILHO DE FLÁVIO DINO MORRE EM BRASÍLIA


Marcelo Dino, o menor, na foto com o pai e o irmão

Um dos filhos do presidente da Embratur, Flávio Dino, morreu de parada cardíaca nesta terça-feira em Brasília.

Marcelo Dino, de 13 anos, sofreu uma crise de asma na escola e teve de ser internado às pressas num hospital. Não resistiu e veio a falecer. Não há ainda informações mais detalhadas de como tudo aconteceu.
Nesse momento de dor, o blog se solidariza com o presidente da Embratur e sua família.
A doença
A asma (também conhecida como “bronquite”, “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença crônica que atinge as vias respiratórias tornando-as hipersensíveis e hiperirritáveis. É muito freqüente (ocorre em cerca de 10% da população brasileira) e pode afetar tanto crianças, quanto adultos, mas é mais freqüente nas crianças.
A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”, “arquejante”. Esse termo é utilizado desde os primeiros escritos da medicina.
Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição, cigarro etc.) envia um sinal para a medula óssea para que esta produza células especiais de defesa.
A medula interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Esse processo inflamatório é o responsável pelos sintomas de asma (tosse, falta de ar, cansaço, sensação de “aperto” e “chiados” no peito).
Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição da luz (orifício) dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios e levar a pessoa até a morte.
Do Blog do Décio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *