O deputado estadual eleito, Humberto Coutinho, recebeu ontem, 29, uma excelente notícia da equipe médica: está livre de células malignas no seu organismo.
A notícia foi dada a ele após a realização do mais moderno exame para detecção de cânceres do mercado, o PET-CT, ou PET-SCAN, como é mais conhecido.
Realizado no Hospital Sírio Libanês, o exame consiste na visualização do metabolismo e da anatomia do paciente.
O que é o PET-CT?
O PET-CT faz na verdade dois exames de diagnóstico por imagem, o PET e o CT, que, quando realizados em conjunto são extremamente eficientes para revelar se há algo errado no organismo do indivíduo.
A Tomografia por Emissão de Pósitrons, ou PET, é uma poderosa técnica de imagem que consegue revelar qualquer alteração do metabolismo celular que esteja ocorrendo no corpo do paciente.
Já a Tomografia Computadorizada, ou CT, produz imagens detalhadas da anatomia do indivíduo através de uma tecnologia computacional e de recursos de raio-x.
Tratamento longo e um final feliz
Humberto Coutinho foi submetido a esse exame após o término das sessões de quimioterapia feitas desde o final do ano passado para tratar de um câncer no intestino grosso.
Com o resultado negativo para qualquer vestígio de malignidade no seu organismo, o deputado eleito pode comemorar o sucesso do longo tratamento contra a doença.
Familiares não escondem a alegria diante da notícia.
Apesar de estar momentaneamente livre da doença, a vigilância de agora em diante deve ser constante, haja vista a imprevisibilidade de um câncer.
Mas, no momento, o clima é de vitória e superação.