EUA APROVAM PÍLULA ANTI-AIDS PARA NÃO INFECTADOS PELO HIV

EUA APROVAM PÍLULA ANTI-AIDS PARA NÃO INFECTADOS PELO HIV
RIO – A Agência de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos aprovou esta segunda-feira a primeira droga para prevenir a infecção por HIV em adultos. A Truvada, do laboratório Gilead Sciences, reduziria o risco de infecção adquirida por vias sexuais.

Este é o primeiro medicamente aprovado para prevenir a infecção em adultos que não têm HIV. A droga seria prescrita, junta a testes regulares de HIV e métodos para prática de sexo seguro, para pessoas cujos parceiros são infectados pelo vírus.

Em um comunicado, a comissária do FDA Margaret A. Hamburg definiu a aprovação como um “importante marco na luta contra o HIV”. Só nos Estados Unidos, 50 mil americanos são diagnosticados portadores do vírus todos os anos, apesar da grande disponibilidade de estratégias eficazes de proteção.
Como parte do processo de aprovação, a FDA revisou resultados de dois grandes ensaios clínicos aleatórios realizados pelo Gilead Sciences. Ambos mostraram que a Truvada poderia ser usada para evitar a infecção. Um envolveu 2.499 homens ou mulheres transexuais HIV-negativos que tiveram relações sexuais com homens e estão propensos a desenvolver um comportamento sexual de risco. O levantamento mostrou que o Truvada reduziu o perigo da infecção por HIV em 42%, comparado a um placebo.

Outro teste clínico foi realizado com 4.758 casais heterossexuais, em que apenas um deles era infectado. Nesta pesquisa, os riscos com os participantes que tomaram Truvada diminuíram 75%.

De O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *