ESCOLA MARIA REGUEIRA NO RANKING DAS MELHORES ESCOLAS DO MARANHÃO, SEGUNDO ENEM

ESCOLA MARIA REGUEIRA NO RANKING DAS MELHORES ESCOLAS DO MARANHÃO, SEGUNDO ENEM

Do Blog do Décio:

São Paulo – O ensino médio público não tem melhorado e perdeu participação no grupo das melhores escolas do Brasil. A conclusão se baseia no desempenho por colégio no Enem 2010, que o Ministério da Educação divulgada hoje.

O levantamento é uma das principais formas de avaliar escolas. É apurado a partir de prova com testes e redação feita por formandos.

Resultados tabulados pela Folha apontam que a proporção de escolas públicas no grupo de elite do país (10% melhores, ou seja, quase 19.500 escolas) sofreu leve queda (6%) entre 2009 e 2010. Foi de 8,4% para 7,9%.

Se ampliada a quantidade de colégios analisados para o grupo das 25% melhores, a redução das públicas é mais acentuada: vai de 20,7% para 15,7% (queda de 24,1%).

Quase todos colégios oficiais de elite são técnicos, de aplicação, militares ou ligadas a universidades. São diferentes da maioria das públicas, que não seleciona alunos, entre outras diferenças.

Desde 2008 o ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que o ensino médio é o “elo frágil” do setor. Sobre a disparidade entre escolas, Haddad (pré-candidato à Prefeitura de SP) disse que “às vezes, condições socioeconômicas explicam mais o resultado da escola que o trabalho do professor”.

O MEC diz ainda que parte dos alunos das escolas federais pode não ter sido avaliada, pois em 2008 passaram a ter ensino técnico com quatro anos de duração e não três e, assim, não haveria formandos no ano passado.

Membro do Conselho Nacional de Educação, César Callegari diz que “no geral, as melhores escolas são bem equipadas, têm professores mais bem pagos e melhores condições de trabalho”.

Thiago Peixoto, representante do Consed (órgão que reúne secretários de educação), lembra ainda que muitas particulares treinam alunos para a prova e fazem marketing com os resultados.

COELHO NETO NO RANKING

No geral , o Maranhão ficou abaixo da médida geral nacional, que é de 537 pontos, obtendo apenas 512 pontos. A melhor escola do estado é o Crescimento.

Nesse contexto a única escola de Coelho Neto a ser inserida no ranking das escolas que melhor se sairão no ENEM, foi a Escola Maria Regueira dos Santos, que é da rede privada e alcançou média de 609,56 pontos. Não é a primeira vez que a escola que é ligada ao Grupo João Santos se sai bem na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio. É sempre um orgulho para Coelho Neto quando nosso nome aparece na lista dos melhores. Parabéns a todos os que fazem a escola, com destaque para a Gestora Francisca Gomes, Professores, Pais de Alunos, bem como toda a comunidade escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *