Encontro promovido pela SNJ reúne mais de 200 gestores em Brasília

Na manhã de quarta-feira (23), o auditório do ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) foi palco de um marco na história das políticas públicas voltadas para jovens brasileiros. A ocasião foi a abertura do 2° Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude, que acontece na ocasião do lançamento do programa Brasil Mais Jovem (https://goo.gl/6xDEr1), um pacote de políticas públicas lançado pelo governo federal e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude em parceria com os ministérios, através do Comitê Interministerial de Juventude (COIJUV).

O evento reúne mais de 200 gestores de todo país e, além de celebrar o lançamento do programa Brasil Mais Jovem, visa discutir a implementação, melhoria e monitoramento de ações que beneficiem homens e mulheres entre 15 e 29 anos. “Essa edição do Encontro Nacional de Gestores trouxe à capital um número sem precedentes de representantes de políticas voltadas para a juventude. Não podemos nos esquecer, porém, que representamos 51 milhões de brasileiros e temos o dever de assegurar o cumprimento dos direitos de todos os jovens desse país, com atenção especial àqueles em situação de vulnerabilidade”, pronunciou o Secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis Filho, durante a cerimônia de abertura do evento. “Nossa missão não é pequena e, para cumpri-la, precisamos unir forças e recorrer uns aos outros para encontrarmos soluções para os desafios que surgem a cada dia. O isolamento de um estado ou município em relação ao resto do país não só prejudica os funcionários que trabalham nele, mas atrapalha o funcionamento dos nossos programas e, consequentemente, afeta os jovens que deles dependem. Juntos, podemos muito mais.”, completa.

Vindos de diferentes estados e municípios, os gestores presentes no encontro promovido pela Secretaria Nacional da Juventude compartilham um único objetivo: usar a informação para assegurar o cumprimento dos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, prezando pelo empoderamento e pela autonomia da população jovem. O Secretário Executivo do Comitê Interministerial de Juventude (Coijuv), Antônio de Melo Filho, falou a respeito da importância da comunicação dentro e fora das secretarias: “O único jeito de sermos bem sucedidos como gestores é manter aberto o diálogo com as comunidades em que vivemos. Não faz sentido pensar no estabelecimento de políticas para a juventude se não conhecemos suas demandas e particularidades”.

Apesar da programação concorrida, o Encontro Nacional de Gestores teve a tarde do dia de abertura reservada para uma mesa de discussões em torno de programas desenvolvidos pela SNJ que compõem parte do pacote Brasil Mais Jovem. Entre eles estão o Juventude Viva, Estação Juventude 2.0, Plataforma Juventude Segura, Biblioteca de Juventude e o Plano Nacional de Startup’s. A SNJ também promoveu um treinamento de capacitação para os gestores focado na iniciativa Identidade Jovem, também conhecida como ID Jovem (https://goo.gl/iVqa5y).

No segundo dia de evento, as atividades terão início às 7h30 com um café da manhã de boas vindas e seguirão dia adentro em mesas de diálogo com representantes dos ministérios da Educação, Esporte, Turismo, Saúde, Cultura, Trabalho, Justiça e Segurança, Defesa, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Integração Nacional e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; além da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Confira a programação completa em: https://goo.gl/KjCm3y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *