Em visita a Timon, Marcos Pacheco e Rosângela Curado conhecem rede pública de saúde

Acompanhado da futura Subsecretária de Saúde do Maranhão Rosângela Curado, o médico Marcos Pacheco, nome indicado para ser o Secretário Estadual da Saúde do governo Flávio Dino, esteve em Timon no final da tarde e noite desta terça-feira (24). Durante sua passagem pela cidade, ele se reuniu com o prefeito Luciano Leitoa e assessores e teve encontro com o prefeito de Teresina, Firmino Filho. Visitou também unidades básicas de saúde de Timon e o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco.

reuniãonepe

O primeiro compromisso de Marcos Pacheco e Rosângela Curado foi uma reunião com o prefeito de Timon e assessores. Participaram do encontro além do prefeito, o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, o deputado estadual Rafael Leitoa, o assessor técnico da saúde do município e ex-secretário de saúde do governo Jackson Lago, Edmundo Costa Gomes,dentre outros técnicos da administração municipal.Na oportunidade, o futuro secretário de Flávio Dino ouviu um balanço sobre a estrutura de saúde que possui o município e o estado em Timon, seus avanços, problemas e soluções.

Na sua fala, Marcos Pacheco observou que gostou do que viu sobre a estrutura de saúde no município e estado em Timon, entretanto salientou que perceber que no Maranhão atualmente não tem um Sistema Único de Saúde. “Mas vai ter a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. Precisamos unificar e integrar as gestões municipal e estadual de saúde, inclusive com a rede de saúde pública de Teresina. Não pode haver divisão e vocês podem ter certeza que eu serei um militante por esta causa. O nosso foco será o cidadão bem atendido, sem discriminação. A palavra de ordem é trabalharmos juntos. Podemos até sorrir ou chorar, mas estaremos juntos”,salientou Marcos Pacheco.

O futuro secretário colocou que o governo Flávio Dino dará total apoio a saúde municipal dentro do possível e a regional tem que trabalhar em sintonia com as demandas que o sistema de saúde integrado terá.

Marcos Pacheco diz que uma das metas primordiais no início do governo é acelerar as obras de reformas e construções de hospitais de cidades grandes , como as do hospital Alarico Pacheco. Elas, segundo ele, estão em sua maioria, paradas ou lentas demais. “Precisamos tirar o Maranhão da linha da vergonha do setor de saúde pública”, disse ele.

Desafio

Marcos Pacheco salientou que até colocar toda a saúde pública do estado em pleno funcionamento demandará tempo, pois o governo Flávio Dino está herdando uma estrutura muito complicada. “Para se ter uma idéia, somente duas Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) o governo do estado no ano passado repassou quase um bilhão de reais. A administração da saúde do estado é toda gerida por essas OSCIPS e nós precisamos mudar isso, o que demandará tempo”, observou.

Encontro com o prefeito Firmino Filho

A mais rápida das reuniões foi com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, encontro articulado pelo prefeito Luciano Leitoa. Na oportunidade, Marcos Pacheco e Rosângela Curado ouviram um histórico das relações de dificuldades do atendimento aos pacientes maranhenses na rede pública de saúde da capital piauiense. O futuro secretário do Maranhão mostrou-se sensível com a questão e disse ser preciso um entendimento para solucionar a questão.

20141224005552_177d4A reunião terminou com o compromisso dos representantes da Prefeitura de Teresina, do Governo do Estado e da Prefeitura de Timon voltarem a se encontrar para tratar do assunto logo no começo de 2015. Ficou sugerido o terceiro final de semana de janeiro.

Visitas a rede de saúde

Em visitas rápidas, Marcos Pacheco, Rosângela Curado, Luciano Leitoa e comitiva estiveram em algumas unidades de saúde. Da rede municipal o grupo esteve no Centro de Atenção Integral a Mulher e na Policlínica, onde o futuro secretário elogiou a estrutura das duas unidades de saúde.

Mas Marcos Pacheco e Rosângela Curado elogiaram mais ainda foram a estruturas das novas Unidades Básicas de Saúde. Na visita a uma delas, a do bairro Parque Piauí , viram estruturas novas.Secretário e sub não pouparam elogios pela climatização de toda a unidade.

Visita ao hospital Alarico Pacheco

O último local a ser conhecido pelo futuro secretário foi o Hospital Estadual Alarico Nunes Pacheco. A comitiva foi recebida por funcionários que nem sabiam da visita. Apresentado a alguns funcionários do hospital, Marcos Pacheco Rosângela Curado, Luciano Leitoa e comitiva, fizeram uma visita rápida a algumas instalações.

Foi a última parada em Timon para Rosângela que teve que viajar para São Luis, já o médico Marcos Pacheco encerrou sua estada com um jantar no sitio do ex-prefeito Chico Leitoa.

Do Blog do Elias Lacerda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *