EM CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE DO SUL DO MARANHÃO, JOVENS APROVAM MOÇÃO DE APOIO AO GOVERNO DE ESTADO PELA VOLTA DO PRIMEIRO EMPREGO

EM CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE DO SUL DO MARANHÃO, JOVENS APROVAM MOÇÃO DE APOIO AO GOVERNO DE ESTADO PELA VOLTA DO PRIMEIRO EMPREGO
A cidade de Balsas sediou no último domingo (18) a Conferência Macrorregional de Juventude do Sul do Maranhão, quarta já realizada pela Secretaria de Juventude do Estado durante o atual processo de Conferências.

Presentes cerca de vinte e cinco cidades da região, entre elas Alto do Parnaíba, Buriticupu, Estreito, Formoza da Serra negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edison Lobão, Grajaú, Imperatriz, João Lisboa, Loreto, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Tarso Fragoso e Balsas, mais uma vez a discussão de Políticas Públicas para o segmento esteve na agenda dos jovens.

Marco André Campos, Secretário de Juventude, que coordena pessoalmente as Conferências, classificou a presença maciça dos municípios da região sul do Estado como fundamental para discussões das necessidades do segmento por todo o Maranhão.

“Seguindo orientação da Governadora Roseana, a Secretaria de Juventude tem ouvido por todas as regiões do Estado os anseios dos jovens, e esse processo se torna mais legítimo com a participação dinâmica do maior número de municípios, o que nos ajuda a estabelecer, com propriedade, as prioridades de atuação do Estado para esse importante segmento” destacou.

Presente à Conferência, o Deputado Stenio Rezende falou da crescente participação dos jovens em fóruns de discussões.

“As Conferências de Juventude evidenciam concretamente que a cada dia que passa o jovem participa mais efetivamente das discussões dos rumos do Estado, e isso se dá pela preocupação da Secretaria de Juventude em fazer com que os maiores interessados de suas políticas sejam partícipes nas discussões e na elaboração de propostas que irão nortear as ações”, enfatizou destacando o sucesso das Conferências por todo o Estado.

Apresentações culturais como dança de rua, cantores de rap e cantoras evangélicas se revezavam na animação da Conferência.

Discutido espontaneamente pelos jovens nos grupos de trabalhos, a ampliação da oferta de emprego no Estado tomou conta das discussões. Indagado sobre a paralisação do Programa “Viva Meu Primeiro Emprego”, programa para inserção juvenil no mercado de trabalho, André esclareceu que o Programa, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, está paralisado há um ano, em decorrência de alguns impasses jurídicos apontados pelo Ministério Público do Trabalho. Ele explicou que ainda assim, a Governadora Roseana Sarney tem trabalhado incansavelmente pelo retorno do programa.

O Governo do Estado cumpria com sua parte, de pagar o salário do jovem, enquanto os empresários, beneficiados com a ‘mão-de-obra’ dos assistidos pelo programa se recusavam em arcar com os encargos gerados por disposições das leis trabalhistas” argumentou André Campos, afirmando que o Governo do Estado tenta reiniciar os trabalhos do Programa.

MOÇÃO DE APOIO

Após os esclarecimentos apresentados pelo Secretário André Campos, jovens presentes em um grupo de trabalho propuseram à plenária uma moção de apoio ao Governo do Estado pelo retorno do Programa. Após inúmeras manifestações de apoio de jovens de Grajaú, Balsas, Imperatriz e demais cidades pela iniciativa, a mesma foi aprovada pela grande maioria dos presentes.

Agora, a moção de apoio referendada pelos mais de oitocentos jovens presentes à Conferência será encaminhada à Governadora Roseana Sarney para que o Programa volte a beneficiar milhares de jovens por todo o Estado.

PRESENÇAS

Inúmeras autoridades marcaram presença na Conferência, entre eles o Secretário-adjunto de Estado de Assuntos Políticos, Chico Martins, o Conselheiro Estadual de Juventude, Arnaldo Gomes, a vice-prefeita e Secretária de Saúde de Balsas, Lilizinha Martins, a Gestora Regional de Educação, Maria dos Anjos, a Gestora Regional de Saúde, Chiara Martins, o Presidente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) de Balsas, Paulo Ernandes, além de vereadores, empresários e lideranças locais.

Ausentes em função de compromissos assumidos anteriormente, o Deputado Roberto Costa foi representado por Assis Filho (vereador de Pio XII) e o Vice-Governador Washington Oliveira foi representado por Saddam Nunes (Conselheiro Estadual de Juventude). (Do blog de Assis Filho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *