EM CLIMA DE FESTA, 40ª EDIÇÃO DOS JEMS É ABERTA NO CASTELINHO

EM CLIMA DE FESTA, 40ª EDIÇÃO DOS JEMS É ABERTA NO CASTELINHO

SÃO LUÍS – Em 2012, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), entrarão para a história. O maior evento esportivo estudantil do Maranhão está em sua 40ª edição. E em clima de muita festa, a cerimônia de abertura foi realizada, na noite desta sexta-feira (3), no Ginásio Castelinho, em São Luís, com presença do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, autoridades políticas, representantes de federações e atletas de todas as regiões do Estado.
A 40ª edição dos JEMs foi marcada pelo reconhecimento e homenagens aos idealizadores dos Jogos Escolares: Claudio Vaz dos Santos e Professor Dimas. Ambos terão seus nomes nos troféus dos vencedores das disputas. De acordo com o secretário Joaquim Haickel, é fundamental que os novos atletas conheçam o trabalho desenvolvido por estes dois expoentes do desporto maranhense.
“Estes dois homens que estão sendo homenageados são dois dos pioneiros da prática esportiva no Estado e ajudaram a consolidar a base do esporte. É uma honra homenageá-los. Eles incentivaram atletas a formar o esporte maranhense”, declarou o secretário. Haickel disse, ainda, sentir prazer em ver todos os atletas na cerimônia de abertura. “O importante não é apenas disputar medalhas e, sim, essa prática do esporte que engrandece o ser humano”.
Para o Professor Dimas, um dos homenageados na 40ª edição dos JEMs, o sentimento é de alegria. “É um orgulho muito grande, principalmente, em se tratando de quem estar continuando nosso trabalho. O Joaquim Haickel é um ex-atleta de minha equipe de basquete, nos primeiros JEMs, e o Alim Maluf também foi meu aluno. Fico muito feliz por eles estarem continuando o trabalho que começamos com tanto amor e esperança de dar certo. E está dando certo”, comentou.
Em 2012, os JEMs tiveram quatro fases: Metropolitana, Regional, Inter-Regional e Estadual. Ao todo, aproximadamente 10 mil atletas de 50 municípios participaram da competição em uma das 22 modalidades esportivas desta edição.
“É um privilégio e um orgulho para nós da Sedel conseguirmos realizar uma competição estadual para tantos atletas. Ficamos felizes em ver o nosso trabalho dando resultados”, afirmou o secretário-adjunto de Desporto Educacional e coordenador-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.
Cerimônia
A cerimônia de abertura dos JEMs 2012 começou com apresentações de grupos de ginástica rítmica e artística de várias escolas da capital, representando a Federação Maranhense de Ginástica. Em seguida, foi realizado o desfile das delegações participantes dos JEMs. A atleta campeã no atletismo dos JEMs e das Olimpíadas Escolares do ano passado, Thalia Costa, fez os juramentos representando os desportistas, enquanto Ivan Soeiro jurou representando os árbitros.
No principal momento da noite, atletas da Seleção Maranhense, campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 deste ano, e o ex-atleta de atletismo Edson Luciano, medalhista olímpico em 1996 e em 2000 foram os encarregados em conduzir a tocha olímpica, enquanto que o treinador da Seleção Maranhense de Handebol campeã brasileira estudantil, Vicente Calderoni, acendeu a pira olímpica.
“Estar aqui nos JEMs representando os atletas que conseguiram, por meio do esporte, modificar suas vidas, acho que isso é importante para estes jovens verem que é possível usar o esporte como ferramenta para se formar cidadãos”, declarou Edson Luciano.
JEM´s 2012
A Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano foram dividas em dois períodos. Até o dia 14 de agosto, serão realizadas as disputas da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Já a fase final da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) ocorrerá somente no mês de setembro. Vale destacar que as equipes e atletas campeões dos JEMs representarão o Maranhão nas Olimpíadas Escolares.
Do Imirante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *