ELES PODERIAM TER FICADO SEM ESSA…

ELES PODERIAM TER FICADO SEM ESSA…

PINHEIRO (MA) – Nos último final de semana, 29, 30, e 31 de Janeiro, aconteceu em Pinheiro mais uma reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA). O evento seria um sucesso da recepção das caravanas a festa de encerramento se não fosse o despeito e o palanque político que os balaios protagonizaram no evento.

Ruy Pires que é o Presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejovem) esteve presente no evento e representava o Secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa. O Cejovem é um órgão de representatividade da juventude composto por 30 membros, divididos paritariamente entre 15 do poder público e 15 da sociedade civil, sendo estes últimos indicados pelo próprio Fejma.

Ocorreu que minutos antes de iniciar a composição da mesa, os pedetistas enraizados no fejma se reuniram para manobrar o cerimonial do evento e deixar o Presidente do Cejovem de fora da mesa, numa tentativa de apagar sua passagem pelo fórum.

A manobra foi idealizada pelos balaios pedetista Rafael Oliveira (PDT de São Luís) e pelo Presidente da Juventude Estadual do PDT, Saney Sampaio (Timon), ambos, membros da Secretaria Executiva do Fejma que é composta por cinco pessoas. Dos cinco secretários executivos, quatro estavam presentes. Além de Saney Sampaio e Rafael Oliveira, Francisco Chaguinha e Alisson Rogério estavam em Pinheiro.

A armação veio quando Rafael Oliveira convidou os secretários executivos para uma reunião “em cima das buchas” para tratar de uma pauta: DEIXAR RUY PIRES FORA DA COMPOSIÇÃO DA MESA. Para a reunião, além dos dois pedetistas foi chamado apenas o Secretário Executivo Chaguinha (Regional do Médio Mearim) deixando de fora Alisson Rogério (Litoral Ocidental), a estratégia era justamente deixar Chaguinha como voto vencido, pois tanto ele como Alisson Rogério votariam para que o Presidente do Cejovem fosse chamado para a mesa e se ambos estivessem presentes na reunião, a votação ficaria empatada e o plano balaio iria por água abaixo, assim, intencionalmente convidaram apenas Chaguinha para ser voto vencido na pauta dos seus planos.

A tropa pedetista tem se utilizado de todos os métodos para afastar o governo das discussões das políticas públicas para a juventude, acusam o governo de não dialogar com o segmento, mas armam para tentar deixar como despercebido a presença do representante da Secretaria de Esporte e Juventude do governo no encontro do Fejma. Ao que parece eles que querem que o governo não dialogue.

Práticas como essa mostram como são mesquinhos os atos dessa turma, nunca aceitaram perder o governo por corrupção eleitoral e a todo o momento desde pequenos detalhes procuram atrapalhar.

MOTIVOS FÚTEIS E NÃO JUSTIFICÁVEIS

As razões para não convidar o presidente do Conselho, como já dito, era tentar deixar como despercebida a presença do mesmo no evento e despeito com a derrota que sofreram na eleição para a escolha da nova diretoria do Cejovem na qual tinha ensaiado votar nulo e atrapalhar a votação e tiveram que sair da reunião “debaixo de taca” com a votação folgada que elegeu Ruy Pires Presidente do Cejovem.

Sempre foi de praxe em toda a história das reuniões do Fejma, o Presidente do Cejovem ser convidado para compor a mesa e inclusive estar nos painéis de debate, mas como o blog já tinha anunciado que com a mudança de diretoria que tirou os balaios do comando do Cejovem, o protocolo tinha mudado.

A ESTRATÉGIA NÃO FUNCIONOU

A ação dos pedetistas foi duramente criticada durante todo o evento, o fato virou uma polêmica, o Presidente da União Estudantil Pinheirense – entidade que organizou o evento na cidade – chegou a pedir desculpas ao Presidente do Cejovem e disse que não compactuou com a armação, afirmou também que avaliava a decisão com injusta e que o Presidente do Cejovem devia estar na mesa. Jeferson Portela disse que a entidade estar avaliando lançar uma nota de esclarecimento sobre o caso.

A imprensa de Pinheiro que estava fazendo a cobertura no evento procurou o Presidente do Cejovem para saber os motivos da polêmica. Numa entrevista a televisão local, Ruy Pires desmascarou a armação.

A atitude dos pedetistas saiu com um tiro pela culatra e manchou a imagem do evento que seria grandioso do princípio ao fim.

RUY PIRES DESMONTA ARMAÇÃO E FALA…

Com seu jeito rápido e eficaz, o Presidente do Cejovem tratou de botar os pingos nos “i”. Além da entrevista que concedeu a TV local esclarecendo os fatos, Ruy Pires, no momento que o Deputado Rubens Junior estava debatendo sobre a PEC da juventude, foi chamado para usar o microfone e disse o que os pedetistas não queriam que ele falasse.

Levou os abraços da Governadora Roseana e do Secretário Roberto Costa para a Juventude, citou as ações do governo para a Juventude, como a implantação do Programas como o Projovem e Meu Primeiro Emprego e os planos da Secretaria de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude para 2010 como a realização do Encontro de Gestores depois do carnaval, as reuniões plenárias do Cejovem, visita do Conselho aos municípios, dentre outras.

PRESIDENTE DO CEJOVEM RECEBE APOIO

Os dois secretários Executivos do Fejma idealizadores da patacoada de deixar o presidente do Cejovem de fora da mesa não conseguiram explicar para plenário o motivo dos seus atos, os jovens presentes observando a polêmica esperavam no mínimo uma resposta. Como falar que o motivo é puro despeito e vingança ficava ainda mais feio para os caras. O jeito foi engolir o constrangimento.

Em várias falas, Ruy Pires recebeu o apoio dos jovens que se manifestaram dizendo que não concordavam com maneira que foi tratado. A todo o momento, o Presidente era citado na fala de quem se revezava no microfone.

O TIRO SAIU PELA CULATRA

Como já dizia a avó de Raimundo Penha que tudo ela já dizia “o tiro saiu mesmo pela culatra”. Pra quem queria deixar a presença do Presidente do Cejovem despercebida acabou ajudando e muito a sua imagem no evento. Se tivesse na mesa, Ruy era mais um a estar lá e o fato de ter lhe deixado de fora fez com que todo mundo lhe conhecesse e mais do que tudo percebesse sua presença.

Ele falou para a plenária, foi extremante citado em outras falas e ainda concedeu entrevista a TV local.Com um efeito colateral desse, na próxima vamos até pedir para que o deixe novamente de fora.

DO BLOG DE ASSIS FILHO

2 thoughts on “ELES PODERIAM TER FICADO SEM ESSA…

  1. Muito bem feito para a bancada do Fórum! Mesmo tentando ser impedido, Ruy conseguiu chegar onde muitos de nós gostaríamos de chegar certas vezes: enfrentar a oposição e dizer que a governadora tem feito um real e positivo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *