DILMA SUPERA LULA EM PESQUISA IBOPE SOBRE A ELEIÇÃO DE 2014

DILMA SUPERA LULA EM PESQUISA IBOPE SOBRE A ELEIÇÃO DE 2014



Da Uol

A presidente Dilma Rousseff (PT) superou seu antecessor e mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014, segundo uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (25).
Dilma e Lula na posse da presidente em 2011; ela supera seu antecessor em pesquisa para 2014
Dilma, eleita em 2010 e que deve concorrer à reeleição, foi citada espontaneamente por 26% dos entrevistados pelo como candidata favorita às eleições de 2014, segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal “O Estado de São Paulo”.
Lula foi citado por 19% dos 2.002 eleitores ouvidos em 143 municípios entre os dias 8 e 12 de novembro.
Os sete pontos de diferença entre a atual governante e seu mentor político superam a margem de erro do levenatamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os resultados fazem parte de uma pesquisa espontânea, ou seja quando o eleitor sondado responde sua preferência diretamente sem que seja mostrada uma lista de possíveis candidatos.
A porcentagem de indagados que, sem uma lista pré-determinada de candidatos, não souberam mencionar em quem votariam nas eleições de 2014 chegou a 36%.
O favoritismo dos dois líderes do PT supera significativamente o de qualquer possível candidato da oposição.
Em terceiro lugar da enquete, aparece o ex-candidato presidencial e ex-ministro José Serra (PSDB), com 4%, que perdeu as eleições presidenciais de 2002 para Lula e as de 2010 para Dilma, e que foi derrotado em outubro pelo candidato do PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
No quarto lugar, com 3%, figura o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e considerado como possível candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.

Mudança

Em levantamentos similares no passado, Lula sempre aparecia à frente de Dilma. Segundo uma pesquisa realizado pelo Datafolha, em abril do ano passado, apesar de Dilma já ter aparecido com recorde de popularidade (64% de aprovação), 57% dos brasileiros preferia o retorno de Lula à Presidência em 2014 que o de sua sucessora (32%).

Desde que deixou a Presidência em 1º de janeiro de 2011, Lula reiterou que corresponde a Dilma o direito de se apresentar à reeleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *