DILMA ROUSSEFF E GASTÃO VIEIRA INAUGURAM A MAIOR PONTE SOBRE RIO DO NORDESTE EM SERGIPE

DILMA ROUSSEFF E GASTÃO VIEIRA INAUGURAM A MAIOR PONTE SOBRE RIO DO NORDESTE EM SERGIPE


Na manhã desta terça-feira (29), a presidente da República, Dilma Rousseff e o ministro Gastão Vieira, inauguraram a maior ponte sobre rio do Nordeste, a ponte Gilberto Amado, entre os municípios de Estância e Indiaroba, em Sergipe, e que proporcionará a interligação do estado à Bahia. Na abertura da solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às 231 vítimas do incêndio em uma boate de Santa Maria (RS).
Na obra, foram investidos R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado. A ponte, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura, com duas pistas de 3,50 metros cada, acostamentos e passeios. Durante a construção da Gilberto Amado foram gerados 1.188 empregos diretos e indiretos, com o maior pico ocorrendo no mês de agosto de 2010, com 689 contratações. Na obra foram consumidos 29.000m³ de concreto, 4.200.000 quilos de aço e 5.9 mil toneladas de asfalto.
O projeto permite a integração entre a capital sergipana, Aracaju, à cidade de Salvador (BA), por via costeira, reduzindo em 30 km a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e Bahia, e desafogando o trânsito da BR-101, que recebe diariamente um número expressivo de veículos, em grande parte pesados, a exemplo de caminhões e carretas. A ponte integra também um projeto futuro do Governo Federal e de Sergipe, de promover a integração de todo o litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador.
Ao iniciar seu pronunciamento, a presidente Dilma quebrou o protocolo, ao destacar a homenagem feita pelo governador Marcelo Déda aos trabalhadores envolvidos na construção da ponte Gilberto Amado. “Não poderia iniciar meu pronunciamento de outra maneira, se não destacando essa bela e importante homenagem aos trabalhadores. Essa placa, com o texto redigido de próprio punho pelo governador, que tem um dom especial para poesia e para se comunicar, é algo realmente digno de aplausos. Esses homens da construção civil fizeram um trabalho maravilhoso, pois tiraram do papel a maior ponte sobre rio do Nordeste, que tive o privilégio de sobrevoar e apreciar em toda sua magnitude. Meus parabéns a todos os envolvidos, pois conseguiram deixar a paisagem da costa brasileira ainda mais bonita”, ressaltou. 
Gastão Vieira, ministro do Turismo, ressaltou a importância da obra para o Nordeste. “Hoje sem dúvidas estamos vivendo um marco não só na história de Sergipe, mas no turismo do país, em especial da região Nordeste, que estará ainda mais integrada a partir da inauguração da ponte Gilberto Amado. Como ministro desta pasta, me sinto honrado em poder fazer parte deste momento, que trará ainda mais desenvolvimento à economia e ao turismo sergipano, bem como da Bahia”, afirmou.
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez um agradecimento especial a Deus pela sua recuperação. Segundo ele, há quatro meses quando soube que estava com câncer de estômago, pensou que não conseguiria entregar a obra. “Graças a Ele estou aqui neste momento, que já era especial e se tornou ainda mais representativo para mim. É uma longa caminhada, pois sei o quanto é ardo vencer essa doença, mas apesar do susto e do tratamento que venho me submetendo, estou aqui, muito bem obrigada”, disse o governador.
Déda também agradeceu a parceria da presidente Dilma. “Só tenho a agradecer a essa minha amiga, esse exemplo de mulher, de administradora, que a cada dia demonstra sua coragem, sua competência à frente da presidência da República. Muito obrigada pela parceria e por acreditar neste projeto audacioso, que só trará benefícios ao estado, bem como reforçará a integração com a Bahia. A ponte Gilberto Amado é mais um grande feito dos trabalhadores, que tiraram do papel esse grandioso projeto, uma obra belíssima, fruto do trabalho dedicado desses homens da engenharia brasileira”, destacou.
Do G1 – Sergipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *