Impossível falar de política em Coelho Neto e não citar o ex-prefeito Raimundo Guanabara. Dono de um carisma inigualável e prestígio político sempre em alta, Guanabara é daqueles que dorme e acorda pensando em política.
Raimundo Guanabara Resende Bastos, nasceu em 19 de junho de 1942, na localidade Salgado, no município de Coelho Neto, sendo seus pais Justino da Silva Bastos e Maria José Resende Bastos. Sua esposa é a ex-prefeita Lucia Maria Viana Bastos e é pai de 04 filhos, sendo Daniel (in memorian), Bianca, Diana e o atual vice-prefeito Sérgio Ricardo. Católico praticante, Guanabara é devoto fiel de São Francisco e da padroeira de Coelho Neto Nossa Senhora Santana.
Estudou o primário na Fundação Cristo Redentor em Duque de Caxias-RJ. Exerceu as atividades de comerciário e comerciante em Duque Bacelar e Coelho Neto. Ingressou na vida política no ano de 1967, como vereador de Duque Bacelar, onde permaneceu por três legislaturas, sendo que, na última, foi Presidente da Câmara de onde saiu para exercer o cargo de Prefeito Municipal, tendo em vista a renúncia do titular e do vice, em outubro de 1975.
Foi eleito Prefeito de Coelho Neto pelo Partido Democrático Social – PDS, nas eleições de 15 de novembro de 1982. Foi nesse tempo que surgiram os bairros Sarney I e II, Conjunto Guanabara, Santana, Anil II, Parque Amazonas, Mutirão, Quiabos, Subestação, São Francisco e Bela Vista.
A gestão de Guanabara foi marcada ainda pela construção de diversas escolas, dentre as quais Coelho Neto e Justino Bastos. Implantou vários poços artesianos e trouxe os primeiros canais de TV e a primeira rádio da cidade. Construiu o Posto de Saúde onde hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Junto com a então 1ª. Dama Lúcia, Guanabara foi pioneiro na construção de creches, numa época em que não era comum creches, assim como assegurou o acompanhamento de gestantes, idosos e crianças em risco social. Em parceria com o Grupo João Santos conseguiu diversas áreas para agricultores rurais coelhonetenses.
Hoje Guanabara divide seu tempo com a família, os negócios de psicultura, através da Fazenda Roça do Meio e a política. Teve participação ativa nas últimas eleições, disputando a eleição de 2004 como candidato a Prefeito e apoiando os projetos do compadre e Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD do qual o filho é vice. Em 2007, Guanabara sofreu muito com a perda prematura do filho Daniel Guanabara, de 30 anos, vítima de acidente automobilístico na capital São Luís-MA.
Guanabara completa hoje seus bem vividos 71 anos com muita história pra contar. Faz parte da galeria dos grandes homens de nossa história e que orgulha o povo de Coelho Neto. A Ele o blog rende homenagens fazendo votos de muita saúde e paz. Valeu GB, Parabéns grande Líder!