Coordenadoria de Igualdade Racial de Timon começa a ser estruturada

materiais-e-equipamentos-para-estruturacao-da-cpir-3483

Em 2014, a Prefeitura Municipal de Timon, através do Decreto Nº 088/2014-GP de 18 de Junho, criou a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Município (CPIR). Como forma de dar celeridade à estruturação da Coordenação, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Timon (SEMDHC), através de um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Maranhão, conseguiu vários materiais e equipamentos para estruturação da CPIR da cidade.

Com o convênio, foram adquiridas duas mesas, cadeiras, um armário, vários materiais de escritório, um computador completo, impressora e muitos outros materiais. O secretário da SEMDHC, Helder Kaic e secretário de Relações parlamentares, Jair Mayner, estiveram na cidade de São Luis-MA, para receber os equipamentos, que fomentarão as atividades de promoção de igualdade racial e valorização da cultura e religião de povos quilombolas em Timon.

O secretário de Direitos Humanos, Helder Kaic, explica como funcionará a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Timon. “Nós estaremos atuando junto às Comunidades Quilombolas da região, criaremos um conselho, teremos um contato estreito junto com a polícia para fim de denuncias de crimes de racismos e injúria racial. Ainda estamos organizando o funcionamento para futuramente começarmos a realizações dos trabalhos junto à população. Esta é uma das novidades que a Prefeitura Municipal de Timon traz para a população”, comunicou o secretário.

Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial

A CPIR é um órgão incorporado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Timon (SEMDHC) e funcionará na sede da mesma, que fica localizada na Rua Miguel Simeão, Centro de Timon, ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (Semdest). A nova coordenadoria foi designada considerando a necessidade de uma instituição voltada à promoção da igualdade racial na estrutura administrativa municipal, levando em conta ainda a existência de comunidades de afrodescendentes que mantém tradições culturais e religiosas reconhecidas nacionalmente pela Fundação de Palmares no município de Timon.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *