CONQUISTAS NA SAÚDE: COELHO NETO AGORA TEM CAPS-AD

CONQUISTAS NA SAÚDE: COELHO NETO AGORA TEM CAPS-AD
Para assistência, recuperação e reinserção social de dependentes químicos, foi inaugurada, na última quarta-feira (04), a unidade do Centro de Ateção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), localizado no Bairro Bonsucesso.

Parte do público presente ouvindo atentamente a fala das autoridades
 A solenidade contou com a presença do Prefeito Soliney Silva – PSD e da Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado.

Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado fazendo uso da palavra

O CAPSad é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).

 

Autoridades no corte da fita de inauguração
Para a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, a conquista do CAPSad “reforça o compromisso do atual governo em melhorar a saúde do município de Coelho Neto e como pólo garantir atendimento as cidades circunvizinhas”. Ela afirmou que “a unidade representa um avanço no tratamento dos usuários de álcool e drogas, servindo de apoio a família e promovendo a inclusão social de usuários dependentes de substâncias psicoativas”. 



Prefeito e a Secretária de Saúde no momento do descerramento da placa
Trata-se de um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.
Prefeito Soliney Silva dando explicações da obra
Em sua fala o Prefeito Soliney Silva explicou o funcionamento da unidade e esclareceu que “o CAPSad não tem estrutura hospitalar e que o tratamento realizado visa à recuperação de usuários que irão buscar o serviço de forma voluntária”. Ele disse ainda que “a obra representa um alento as famílias quem possuem algum de seus entes queridos dependentes de alguma substância psicoativa”.  



Sala de Desintoxicação e Repouso
O CAPSad é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde, estando formado de uma equipe multiprofissional com a oferta de vários atendimentos dentre eles a realização de atividades recreativas, educativas e profissionalizantes.  



Autoridades conhecendo as dependências do CAPSad
Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades, dentre elas a 1ª. Dama Suely Silva, o vice-prefeito Sérgio Guanabara, os Secretários Rosário Leal (Educação), Waltenir Lopes (Agricultura), Domingos Dias (Gabinete), Samara Santos (Administração), Jademil Gedeon (Desportos), Chico Vereador (Infra-Estrutura) os vereadores Mariano Crateús, Luis Ramos, Val, Lú e Antonio Pires, ambos do PSD, além de diversas lideranças comunitárias e políticas, funcionários da saúde e a população em geral.

 

Área destinada as oficinas terapêuticas e pedagógicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *