COM A CANETA NA MÃO

COM A CANETA NA MÃO

Com a chegada do Ano Novo, muitas das administrações públicas aproveitam para realizar as famosas reformas administrativas. Isso acontece nos mais variados setores e tem o objetivo de acomodar aliados, resolver entraves e dar nova roupagem a determinadas áreas.

Na última segunda-feira (03) a Secretária de Educação de Coelho Neto Rosário Leal (foto) sentou atrás de sua mesa, pegou a caneta e começou a promover mudanças nos núcleos de sua secretaria, mas precisamente nas escolas. Desde que assumiu o comando da SEMED há mais ou menos um ano atrás, Rosário não fez grandes mudanças por questões meramente técnicas, mas agora sente necessidade de rever alguns nomes e algumas posições.

Ao iniciar o processo de exonerações e novas nomeações para o comando das escolas, ação feita ainda que timidamente, Rosário atraiu para si todas as atenções do setor educacional. Alguns dos professores da rede municipal iniciaram uma leva de especulações em torno de quem vai pra onde, quem assume o que e a quem estará entregue o comando das escolas durante esse ano. Fontes do blog dão conta que depois de iniciada as mudanças, um pequeno número de “balaios” ligados ao comando do SINTASP estaria estrebuchando com as indicações e inconformados com as novas decisões.

Esqueceram que os cargos comissionados e a designação de funcionários é tarefa da SEMED, que tem a prerrogativa de fazer tais lotações. Rosário Leal estaria usando apenas o critério técnico para fazer as mudanças, muitas delas frutos ainda da indicação do vereador esclerosado Américo de Sousa-PT, quando este comandou o maior estrago na gestão da SEMED que se têm notícias. No início do governo em 2009, o vereador petista tentou enxertar na administração apenas seus aliados usando apenas o critério político, que culminou num caos sem precedentes no setor educacional do município.

Fontes do blog garantem que Rosário tem visto “in loco” todo o mapeamento das escolas para o ano letivo de 2011. A ocupante nº. 1 da cadeira da SEMED está decidida em primar a qualidade da educação e pelo que tem confidenciado, considera a gestão escolar indispensável nessa luta. Ao que tudo indica, as mudanças devem continuar ainda nas próximas semanas e o Blog vai atrás e garante divulgar aqui o novo retrato da educação fruto dessas mudanças. Vale aguardar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *