Colunaço do Pêta

*** Lembra o ‘super gerentão’ lá das bandas do Itaqui, aquele que queria ‘se meter’ em tudo que é setor???!!! Pois é…, dessa vez foi ‘encarar’ o chefe maior’ e acabou ‘defenestrado’!!! O ‘cabra’, simplesmente, foi ao gabinete principal da Emap para pleitear participação na comissão de auditoria interna!!! Como recebeu um ‘não’, não se conformou, discutiu, ‘ao vivo’, ‘armou barraco’ e acabou sendo ‘defenestrado’, recebendo ‘bilhete azul’!!! Revoltado, saiu de lá praticamente direto para o Ministério Público, e, do jeito que bem quis, relatou supostas irregularidades, na ótica dele, que estariam ocorrendo na Emap!!! Uma delas, a compra, sem licitação, de três aparelhos de ar condicionado para o posto da Polícia Federal instalado na ‘casa’!!! E o MP, já sabe, não pode ver uma ‘fumaça’ que já quer ir para os ‘holofotes’!!! Resultado: ‘baixou’ por lá, no ‘cagar dos pintos’ desta sexta-feira, para uma verdadeira ‘varredura’!!! Chamou presidente, diretores, donos de empresa, assessores…, um ‘corre-corre’ danado!!! No final, ficou esclarecido que não foi a Emap quem comprou os aparelhos de ar condicionado que foram dados para a Polícia Federal do Porto…, a compra foi feita por uma das empresas prestadoras de serviço da ‘casa’, que alegou ter feito uma doação!!! Outras ‘denúncias’ do gerentão demitido também foram averiguadas, mas Dr. Pêta não conseguiu maiores detalhes!!! É, meu amigo, problema é que a ‘avalanche’ vem de uma vez, e até ‘Ted Boy Marino’ explicar que focinho de porco não é tomada…!!! Agora, cá pra nós, quem foi o ‘gênio’ que levou esse ‘gerentão’ para a Emap, hein???!!! Pior é que, dependendo do humor do ‘Ted Boy Marino’, esse ‘gênio’ corre o risco de voltar pra ‘dentro da lâmpada’…, e bem ‘arrolhado’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, o Gil Cutrim, presidente da Famem, deveria ter tido mais cuidado com a declaração que fez na abertura da I Marcha Municipalista do Maranhão!!! “Ministério Público persegue os prefeitos no interior do Maranhão. Prefeito não é bandido, não é ladrão, até porque nas prefeituras não tem o que roubar”!!! “Nem todo prefeito é bandido e ladrão” seria a afirmação correta!!! Errou Cutrim também ao afirmar “até porque nas prefeituras não tem o que roubar”!!! O correto seria: “Até porque nas prefeituras não tem MAIS o que roubar”!!! E justamente porque essa ‘parcela’ que se enquadra na categoria ‘ladrão/bandido’ já roubou tudo!!! Que o diga o próprio ‘papi’ de Gil, o conselheiro Edmar Cutrim, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), instituição que vive reprovando e condenando conta de prefeito!!!

*** Tem cada uma nessa cidade!!! Não é que uma badalada churrascaria de São Luís tá cobrando ‘rodízio infantil’ até para bebê de colo!!! Pois é…, aconteceu mês passado com um conhecido flautista, filho de dentista mais conhecido ainda!!! O ‘cabra’ almoçou na churrascaria com a ‘cara-metade’ e o filhinho, de seis meses, e quando a conta chegou estava lá: meio rodízio (um tal de ‘rodízio infantil’) do bebê!!! Precisava ver o ‘bico de ouro’ que o pai fez ao receber a conta!!! Marrapá…, daqui a pouco, nem criança na barriga vai escapar da ‘lapada’!!!

*** E olha só essa ‘vivida’ pelo secretário Márcio Jardim e seu assessor Miguel Pinheiro, no aeroporto, durante a recepção ao ministro dos Esportes, em sua recente visita a São Luís!!! Pois é…, desde cedo, os dois aguardavam no saguão a chegada do ministro, já devidamente ‘empaletozados’ para a cerimônia que aconteceria em seguida, no Palácio dos Leões!!! De repente, são abordados por um educado cidadão, também todo ‘entertelado’: “Vocês estão esperando o ministro”???!!! “Isso mesmo”, respondeu o ‘nosso’ titular da Sedel!!! “Então venham para cá e fiquem com a gente aqui”, disse o cidadão, apontando para um grupo de pessoas, todas elas devidamente ‘engravatadas’!!! Jardim e Miguel, então, dirigiram-se para o grupo!!! Minutos depois, diante de um ruidoso desembarque, todos seguiram para saudar um compenetrado senhor, também todo ‘empaletozado’, que acabará de descer do avião!!! Só que não era o ministro dos Esportes!!! Márcio Jardim, então, acionou Miguel Pinheiro para ‘investigar o caso’…, e o assessor, depois das devidas averiguações, ‘mandou bala’: “Chefe, vamos ‘tirar pra fora’ que esse é “Ministro da Universal”, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, a ‘ex’ deu pra virar ‘notícia’ de novo aqui no Colunaço!!! Já teve aquela do apartamento da Península, que ela foi ‘pra cima’ do síndico depois de flagrar um casal de jovens ‘daquele jeito’, ao amanhecer do dia, no final de uma noitada de embalos…, aquela de domingo passado, dos dois cartões de crédito ‘travados’ no caixa da Fribal da Ponta da Areia…!!! E agora mais essa!!! Pense num ‘barraco’ que a ‘ex’ armou, semana passada’, lá “do outro lado da ponte”, com o diretor que durante muito tempo comandou o Jornalismo da televisão da família!!! Pois é…, o motivo não deu pra saber, mas a ‘bagaceira’ entre ela e o diretor ‘miranteano’ foi grande!!! Resultado: chamou o irmão e mandou dar ‘bilhete azul’ para o ‘dito-cujo’!!! E disse, com todas as letras, que não quer mais vê-lo lá dentro nem ‘pintado’ de ‘padim’ padre Cícero!!!

***************************************************************

*** E as obras da MA-123, estrada que liga Coelho Neto a Afonso Cunha, hein!!! Pois é…, o serviço tá lá, por concluir!!! O prefeito de Afonso Cunha e o deputado Fábio Braga até já foram no palácio e por lá anunciaram, numa audiência, que a conclusão da estrada sairia até dezembro!!! Só que até agora a empresa que ganhou a licitação não ‘deu as caras’!!! A concorrência foi feita no governo da ‘ex’, a empresa contratada parece que recebeu 90 por cento do ‘dindim’, mas deixou 25 por cento da estrada por terminar, inclusive a ponte que ligará as duas cidades!! De 40 quilômetros contratados, falta fazer dez!!! E agora, como vai terminar se o empreiteiro recebeu quase tudo no ‘apagar das luzes’ do governo passado???!!! Pior é que os moradores estão preocupados, porque quando as chuvas chegarem o estrago vai ser grande!!!

*****************************************************************

*** E tem também a história da MA-034, que liga a localidade ‘Descanso’ a Coelho Neto!!! Concluída há dez meses, a estrada já está cheia de buracos!!! E por que???!!! A empresa que fez o serviço simplesmente jogou o asfalto, sem cortar as ‘placas’ e sem colocar o material ligante, uma tal de pintura de ligação…, e quem fez a compactação foram os próprios veículos, pode???!!! Ou seja, foi tudo feito às pressas para que a construtora pudesse receber o dinheiro antes de terminar o governo da ‘ex’!!! Imagina quando começar o inverno!!! Pior é que o dono da empresa anda dizendo que é amigo de infância do secretário Noleto!!! Ô amigo da onça!!! ‘Don Noleton’ nele!!! Tem que mandar verificar in loco essa ‘bagaceira’!!!

*** E lá vem aquele colaborador do Pêta, especialista em concurso público, com mais ‘uma’!!! Na colaboração para o Colunaço deste domingo, numa versão invertida do ‘morde-assopra’, primeiro ele parabeniza o governador Flávio Dino por cumprir mais um compromisso de campanha e realizar o Concurso Público da Educação!!! Depois, ‘morde’, criticando o Edital Nº 001/2015 que rege o certame…, em especial o item 12.6: “O local de lotação dos candidatos aprovados neste Concurso Público, conforme o caso, será estabelecido segundo a ordem de classificação constante no Resultado Final, o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina indicadas no Anexo I deste Edital e de acordo com os critérios de necessidade e conveniência da Administração Pública”. Bom, argumenta o colaborador, a lotação segundo os interesses da administração pública é válida e racional quando em âmbito de uma gestão municipal, mas quando nos referimos às dimensões territoriais de um Estado esse critério passa a ser irracional!!! Um educador com domicílio familiar&profissional fixado na capital, de acordo com a redação, pode ser lotado na bela Alto Parnaíba, no Sul do Maranhão???!!! Não seria melhor fixar as vagas de acordo com as necessidades de professores nas regionais da Educação do Estado???!!! Só uma sugestão!!!

*** Taí uma grande oportunidade profissional para muitos educadores que residem em estados que fazem fronteira com o Maranhão!!! O governo lançou edital de concurso público para contratação de 1.500 professores!!! Todos serão acolhidos e muito bem vindos para cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, com assiduidade e pontualidade!!! Experiências recentes mostram o contrário: compactação da jornada de trabalho em dois dias e muitas ausências…!!! É bom prestar atenção no edital, porque dessa vez tem que vir morar aqui!!!

*** E o Hildo Rocha, gente!!! Entrou de sola no João Alberto e, por tabela, no Roberto Costa!!! “Aquilo não é juventude não. São pessoas com mais de 30 anos, todos aqueles que tiveram o tempo todo lá no Detran. São ex-funcionários do Detran, cargos comissionados. São pessoas que são da cozinha do João Alberto. Então não são militantes políticos, são pessoas pagas pela direção do partido para fazer aquilo. Aquilo não representa a juventude do PMDB, são verdadeiros delinquentes”, atacou o deputado, essa semana, insatisfeito com o desfecho das eleições que mantiveram o senador na presidência do PMDB do Maranhão!!! Hildo atacou de forma virulenta a juventude do PMDB, que na sexta-feira retrasada o expulsara aos gritos da sede do partido, logo depois da confirmação da vitória da chapa encabeçada por João Alberto!!! Ao abordar o assunto, na última quinta-feira, o JP foi ‘na moleira’ de Hildo Rocha: “Interessante que essa Juventude do PMDB liderada por Roberto Costa é a mesma juventude peemedebista tantas vezes acusada pela oposição, nos governos de Roseana Sarney, de insuflar e praticar uma série de ações em São Luís, até mesmo violentas, contra movimentos que objetivavam emparedar a então administração estadual. E, convenientemente, claro, Hildo Rocha assistiu a tudo ‘mudo e calado’; afinal, na época, eles eram todos ‘unha e carne’. É assim”!!!

*** Meu amigo, a reclamação foi grande, sexta-feira, agora por parte de clientes da agência central da Caixa, ali da Praça João Lisboa!!! O que teve de gente que esperou mais de três horas para receber atendimento foi uma ‘festa’!!! Pense numa fila imensa, e só dois caixas para atender aquele ‘mundaréu’ de gente!!! Pior é que um cliente tentou filmar a ‘bagaceira’ e ainda foi abordado por um segurança, “porque não podia filmar”!!! É mesmo???!!!

***************************************************************

*** Diante da diversidade e beleza da flora brasileira, é difícil de entender os critérios que levaram à escolha das palmeiras ‘plantadas’ em uma das praças em construção no cruzamento das ruas Rouxinóis e Guriatãs, no Renascença II!!! As ‘ditas-cujas’ não fazem sombra e não dão flores nem frutos…, sequer agregam passarinhos, como faziam as amendoeiras substituídas!!! Uma pena!!! Ainda há tempo e espera- se que a completa arborização dessas praças respeite a riqueza e imponência das nossas espécies vegetais!!!

*****************************************************************

*** Meu amigo, o serviço público brasileiro tem coisas que até Deus duvida!!! Indicado para o cargo de gestor de uma determinada repartição pública, ao sentar na cadeira, o ‘apaniguado’ já deixa de abrir porta e se cerca só de ‘puxas’, para descobrir, em seguida, que lhe faltam limões para fazer a limonada, restando-lhe o papel de ‘chefe do RH’, conferente de ponto da ‘barnabezada’, distribuidor de advertências/ameaças, e, claro, muito assedio moral…!!! Em ano de eleição, convenhamos, é um verdadeiro gol contra!!!

*** Rapaz, a SMTT precisa dar um jeito na bagunça em que se transformou o trânsito de mão e contramão das duas principais ruas que passam pela frente e por trás da feira da Liberdade: a Gregório de Matos e a Correa de Araújo!!! Pense num ‘desmantelo’ aquilo ali!!!

*** Será que os funcionários do Tribunal de Justiça que não estão trabalhando por se encontrarem em greve vão receber seus proventos igualmente aos que não estão participando do movimento paredista???!!!

*** E pra fechar…

Bom dia, Dr. Pêta;

Com estes tempo de crise, as pessoas são realmente criativas, buscando todo e qualquer tipo de economia. E isso é muito bom, desde que haja uma divulgação, para que seja melhor aproveitado por todos.

Alguns métodos são de fácil compreensão; outros, nem tanto. É o caso , por exemplo, de uma certa academia de ginástica, instalada em bairro tido como nobre, acostumada a fechar a rua para seus eventos privados, que parece ter adquirido um terreno vizinho e desenvolve uma obra, certamente com vistas à sua expansão.

O curioso é que esta obra só anda aos finais de semana. E aí é que eu gostaria de conhecer as vantagens disso.

Ora, nos finais de semana, sem respeito ao descanso dos vizinhos, a barulhada da demolição incomoda e muito. Sempre aos sábados, domingos e feriados. Nos dias normais, ditos úteis, tudo calmo. Nem um tijolo muda de lugar. No final de semana seguinte, mais demolição, destelhamento, quebra- quebra, e todo tipo de atividade barulhenta.

Qual será o segredo? É mais barato derrubar muro em dia não útil? ou será, Dr. Pêta, que é por falta de fiscalização nestes dias? Essa eu quero aprender.

(SolonelJr – São Luís MA)

**********

Bom dia, Dr. Pêta;

A marcha da municipalidade encaminhou uma pauta de reivindicações ao governador Flávio Dino. Mas na pauta faltaram assuntos de suma importância para a sofrida população. Por exemplo: quais prefeituras cumpriram prazo da Lei 12587 de 03.01.2012, já vencido, que trata da mobilidade urbana? Não vale o ‘Mais Asfalto’! Fala-se de metroferrovias, hidrovias, ciclovias, transportes seguros, confortáveis, rápidos, quase sustentáveis, mais baratos – caso do aeromóvel genuinamente brasileiro fabricado há mais de trinta anos no Rio Grande do Sul, usado em Jacarta desde 1980 e premiado no exterior (o Brasil projeta duplicar o percurso dos trilhos urbanos até 2018. O ex-prefeito Castelo deu uma grande contribuição aos sucessores; apresentou o VLT e disse que esse era o transporte ideal, moderno e confortável. E a lei 12205, de Resíduos Sólidos, também vencida em 2014, indevidamente prorrogada em até 2021, lei que trata do fim dos lixões! Precisa de lei para cuidar da saúde, acabar com ratos, baratas, gato e cães infectados! O lixo emprega, dá renda, recicla, produz energia, fertilizantes, aterros, etc.. A lei caduca vem 1979, 1981, que vem de…! Teria sido interessante, no intervalo do evento no Rio Poty, um passeio pelas praias de Ribamar; sonzinho variado; ou melhor, sonzão para todos os gostos. Pancadão, hip hop, pagode, samba e todos os ritmos. Agora, o volume apenas três tons: alto, muito alto e extremameennnnnnnttttte alto. Poluição sonora é crime ambiental, com penalidades, inclusive multa. E enfim um alento o bravo senador, Roberto Rocha, vai duplicar a merenda escolar. Ou será um pesadelo? Sugiro que a mesma merenda das escolas do DF seja servida no Congresso Nacional. Quem sabe melhoram a qualidade daquilo que servem às nossas crianças.

(José Reinaldo Rodrigues – São Luís MA)

**********

MISTÉRIO –

*** Por que será que ‘Fefé’, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, não foi a Paris para o recente encontro da CBF???!!! Será que ficou com receio do ‘éfi-bê-aí’???!!!

*** Qual foi a emissora de televisão da ‘Grande Ilha’ que não aceitou participar da mídia do Governo do Estado por entender que está baixo o valor proposto pelo espaço de veiculação???!!!

*** Qual é a badalada churrascaria de São Luís que anda cobrando ‘rodízio infantil’ até pra bebê de colo???!!! Pois é…, aconteceu recentemente com o neto de um conhecido dentista!!!

*** Quem será o alcaide da ‘Grande Ilha’, que, mal assessorado, está prestes a cometer uma injustiça com um professor que em si é um verdadeiro ‘patrimônio’ da rede municipal???!!! Pois é…, pior que essa medida vai causar um ‘mal estar’ até no palácio leonino!!!

*** Qual foi programa de rádio AM que deixou de ser apresentado por falta da ‘mufunfa’ e foi tirado do ar logo no Dia de Finados???!!! Com o fim do programa, mergulhado numa ‘dor profunda’, um dos participantes do programa mão agüentou: “Já sinto isso como se tivesse perdido um bofe”!!! A ‘âncora’ também não ficou atrás: “E agora, como é que se vai cantar pro Maranhão”???!!!

*** Quem foi o magistrado que arquivou um caso rumoroso que ainda pode dar muito o que falar???!!!

*** Quem é o parlamentar aqui da ‘terrinha’ que anda gastando um bom ‘troco’ da verba indenizatória com publicações em veículos de outras ‘plagas’, ignorando completamente os daqui???!!!

*** Quem foi a ‘enrolada’ líder sindical que reduziu drasticamente o número de participantes da festa anual dos educadores???!!! O pior é que, mesmo deixando muito professor sindicalizado sem convite, parece que andou distribuindo ‘ingresso’ à vontade para pessoas estranhas à categoria!!! E que ainda debocham dos teachers!!! Só muita ‘borracha’!!!

*** Quem foi o ex-prefeito que recebeu vários alertas para ‘se movimentar’ porque a polícia estava prestes a ‘bater’ na casa dele, não se preocupou, preferiu ficar quieto e essa semana acabou sendo detido e levado para a SSP???!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *