COELHO NETO REALIZA COM ÊXITO 2º. FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

COELHO NETO REALIZA COM ÊXITO 2º. FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

Foi realizado em clima de festa na manhã de ontem (27), no Teatro Municipal por meio da Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar e o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA o 2º. Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado. 
O evento é executado diretamente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Comissão Municipal Pró-Selo, e objetiva a comunidade conhecer e avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de cada menino e menina.
Público presente no Teatro Municipal
 As ações começaram em 2009, quando os gestores municipais aderiram ao Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Petrobras e a Rede Energia, e parceria técnica da Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA) e Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA).
Secretário Domingos Dias, a Coordenadora do CREAS Telma Araújo e a Secretária de Assistência Social Albertina Tavares
Durante o 2º Fórum Comunitário, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, quilombolas, indígenas, radialistas, artistas, promotores de justiça, juízes, agentes comunitários de saúde, entre muitos outros) são informados sobre as principais atividades e resultados do Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo. 
Apresentação de bumba-meu-boi
O plano foi traçado em 2010, quando aconteceu o 1º Fórum Comunitário, e a comunidade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios.
Presidente do CMDCA Dra. Luciana Joyce
O objetivo principal é fortalecer a participação dos diferentes setores da comunidade na discussão e acompanhamento das ações e políticas locais voltadas para a infância e adolescência.
Coral da Secretaria Adjunta de Cultura
Em cada município, o evento é acompanhado por um profissional contratado e capacitado pelo UNICEF, com o objetivo de reunir informações para o processo de avaliação do município.  Na ocasião, também é visitado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar.
Estandes foram montadas no local do evento
Com o 2º Fórum Comunitário, o Programa Selo UNICEF inicia sua etapa final, com a avaliação dos avanços conquistados pelos municípios. Até o final do ano, o UNICEF irá monitorar o desempenho de 33 indicadores sociais ligados à Saúde, Educação, Proteção Social. Também serão valorizadas atividades de Participação Social, como os Fóruns Comunitários. O resultado final será anunciado em novembro, com o reconhecimento internacional dos municípios. Estiveram presentes várias autoridades dentre as quais o Secretário Domingos Dias, a Secretária de Assistência Social Albertina Tavares, a Presidente do CMDCA Lucyana Joyce, dentre outros.
Fotos: Euclides Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *