COELHO NETO PARTICIPA DO ENCONTRO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM FORTALEZA-CE

COELHO NETO PARTICIPA DO ENCONTRO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM FORTALEZA-CE


O Agente de Desenvolvimento Benedito Lopes Fernandes representou Coelho Neto no Encontro “Agente de Desenvolvimento Norte/Nordeste” realizado em Fortaleza nos dias 26 e 27 de novembro através de indicação feita pelo SEBRAE através da Gerencia Regional de Caxias.
Dentre os objetivos do evento estavam o de tomar conhecimento dos trabalhos que está sendo desenvolvido em outros municípios das regiões Norte e Nordeste brasileiro, oportunidade em que se observou que a realidade de Coelho Neto não diverge muito das realidades outras cidades, perante apresentação do perfil Agente Desenvolvimento nos municípios dessas regiões.
Foi apresentado ainda as ações que estão sendo desenvolvidas, como incremento para melhoria do processo e o panorama da Lei Geral da Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte e Micro Empreendedor Individual suas regulamentações junto aos municípios, assim como, os casos de sucesso as mudanças e viabilização da desburocratização do sistema.
O SEBRAE Nacional mostrou um perfil nacional dos pequenos empreendimentos urbano e rural nos Municípios brasileiros que abrange 99 a 100% das atividades empresariais. Portanto, estatisticamente são as micro e pequenas empresas que movimentam a economia local.
“Temos que ter a consciência de que a saída hoje é apoiar cada vez mais essas iniciativas, que é e será a saída para a geração de emprego e renda nos municípios se considerarmos, por exemplo, que de dez trabalhadores brasileiros seis estão nos pequenos negócios (formais ou informais)”, destacou o Agente de Coelho Neto Benedito Lopes Fernandes.
Foi apresentado também, pelos Estados e municípios do Norte e Nordeste o cenário que mostram resultados positivos e os gargalos na implantação dos processos dos agentes de desenvolvimento, suas inquietações, por ter muitos municípios que ainda não regulamentaram a Lei Geral e implantação da sala de atendimento aos empreendedores. Diante desse quadro, nosso município se destaca por ser pleno: Aprovação da Lei Geral da Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte e Micro Empreendedor Individual. Regulamentações, nomeações e capacitações dos Agentes de Desenvolvimento, como também a instalação da sala do Empreendedor, Trabalho Indústria e Comércio.
Durante o evento Coelho Neto foi destaque por ser a primeira Agência do Empreendedor implantada e o quinto município a aprovar a Lei Geral em nosso Estado, isso tudo graças a sensibilidade política da administração de Coelho Neto.
Devemos tudo isso a boa ação do Prefeito Soliney como gestor público, que tem visão empreendedora e comprometida de promover e desenvolver nosso município, criando assim um ambiente favorável para que os pequenos empreendedores tenham condições de desenvolver seus negócios e esperar seu crescimento”, frisou Benedito Lopes Fernandes.
Hoje, o papel do agente de desenvolvimento em nosso país se coloca em um espaço bem promissor e com um papel fundamental como mobilizador na promoção de ações para desencadear o desenvolvimento na geração de emprego e renda nos municípios. Diante do tudo isso, o que se tira de positivo desse encontro é que o desenvolvimento de uma cidade decorre do dinamismo do setor econômico. Por isso, qualquer ação publica que vise ativar a economia local deve contar com uma iniciativa privada forte.
O Brasil apresenta condições favoráveis e estar bem colocado no ranking de crescimento. A tendência agora é promover o desenvolvimento através dos pequenos negócios, com foco nos empreendedores de todo os seguimentos, e, por ser um dos setores que mais cresce em todo Brasil. Pois hoje, já somos mais 12 milhões de empreendedores e até 2020, seremos mais de 29 milhões. Partiremos do principio de que o fortalecimento das cadeias produtivas patrocinará a integração de toda comunidade com o desenvolvimento local sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *