
A Câmara Municipal de Chapadinha realizou na tarde de ontem (21) uma Audiência para tratar da Saúde Pública que teve como tema Os Desafios do Sistema Único de Saúde no Município de Chapadinha.
Ao fazer a abertura oficial do evento o Presidente da Câmara Nonato Baleco-PDT destacou que a saúde é um tema de urgente discussão. “O objetivo dessa audiência é discutir a realidade da saúde em nosso município e promover um debate propositivo sobre o tema. Dessa primeira discussão sairá encaminhamentos que servirão de base para nossa atuação enquanto legisladores e de sugestão para o Executivo”, disse ele.
A palestra magna do evento foi proferida por Dra. Rosângela Curado, ex-secretária de Saúde dos municípios de João Lisboa, Imperatriz e Coelho Neto e atualmente Assessora em Saúde de vários municípios do Estado.
Durante a palestra Dra. Rosângela falou entre outros assuntos de financiamento do SUS e do novo desenho da política de saúde do Maranhão com o advento da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde – PGASS.
Fizeram uso da palavra ainda Dr. Levi Pontes como representante dos profissionais em saúde e Chico da Cohab como representante do controle social e usuários do SUS. Cada um debateram o tema dentro da vertente de suas representações e colocando sempre a saúde de Chapadinha como foco das discussões.
Logo em seguida houve um espaço para o debate da plenária que participou ativamente das discussões elogiando, sobretudo a iniciativa do evento e o êxito dos debates. Estiveram presentes os vereadores Eduardo Braga, Manim Leal, Francisca Aguiar e Marcelo Menezes.