O vereador Antônio Pires (PCdoB), quebrou o silêncio e resolveu responder as acusações do Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PMDB), disparadas contra ele e outros líderes sindicais durante evento político realizado na última segunda (23).
Silva ao fazer uso da palavra, disse em meio à sua fala que o possível fechamento da usina do Grupo João Santos deveria ser atribuida aos três presidentes de sindicatos que além de liderar a greve, teriam agido com intransigência a uma proposta feita pelo Grupo para que a dívida com os trabalhadores fossem sanadas.
A seguir a integra da nota:
A Empresa do Grupo João Santos falou da possibilidade de vender 4.0000 de toneladas de cana para a empresa COVAP no Piauí por 4 milhões de reais.
Nós dos sindicatos, sentamos com a direção do Grupo e elaboramos uma proposta conjunta com a direção, que estenderia os pagamentos até o mês 10, nesta data todos os trabalhadores ficariam em dias com seus salários.
Eles nos falaram que o acordo dependia apenas do aval do Dr. José Santos (proprietário das fábricas) e que nesse interim a COVAP estava certa de mandar de imediato 2 milhões de reais para reinício dos trabalhos.
Fizemos a proposta e ficaram de nos dar um retorno e até hoje (24), não nos retornaram. Soubemos que não foi aceito o acordo e que a empresa venderia umas propriedades, e segundo terceiros, as propriedades foram vendidas e provavelmente desviaram o dinheiro, já que só pagaram os funcionários da empresa de Recife, que também estavam em greve.
É revoltante ouvir o pronunciamento do Prefeito, totalmente alheio aos problemas dos trabalhadores, sem compromisso com o município e ainda tentando atrapalhar a organização dos trabalhadores e consequentemente enfraquecer o movimento desses pais de famílias que estão morrendo à mingua, em 69 dias de greves.
Ele nunca apareceu nos acampamentos e não doou nenhum kg de alimento para ajudar. Fica aqui o meu repúdio a esse tirano. Sei que ajudei a colocá-lo la como a maioria do povo de Coelho Neto que acreditou em suas propostas.
O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração. Salmos 6:9