ANTES TARDE DO QUE NUNCA: DOIS DÍGITOS DO PT APARECE E EDIVALDO HOLANDA JR. EMPATA COM CASTELO

ANTES TARDE DO QUE NUNCA: DOIS DÍGITOS DO PT APARECE E EDIVALDO HOLANDA JR. EMPATA COM CASTELO

O atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue estagnado na casa dos 30% e já enxerga o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, bem próximo dele na disputa da capital. Foi o que revelou a quarta pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto em São Luís.
Segundo o novo levantamento, o candidato tucano passaria ao segundo turno na liderança, com 30,6% das intenções de voto. Agora, ele é seguido de muito perto pelo deputado federal petecista, que aparece com 27,8%, tecnicamente empatado com o prefeito.
O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), fez valer o maior tempo de exposição nos programas eleitorais da TV e já aparece em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto.
O petista superou nos últimos dias o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, que continua em queda livre e, atualmente, é apenas o quarto colocado, com 9,3% – o pepista já chegou a estar em segundo lugar na disputa, tecnicamente empatado com João Castelo.
A candidata do PPS, deputada estadual Eliziane Gama, tem 6,4%; Marcos Silva (PSTU) aparece com 1,3%; Haroldo Saboia (PSOL) com 0,9% ; e Ednaldo Neves com 0,5%. Outros 1,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 9,6% disseram não saber ou não responderam o questionário.
Rejeição
O crescimento de Edivaldo Holanda Júnior é seguido de abaixo índice de rejeição, segundo aponta a Escutec/O Estado. O petecista é apenas o sexto mais rejeitado, com 3,6%. O líder nesse quesito segue sendo o atual prefeito, João Castelo, com 34% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.
Tadeu Palácio foi rejeitado por 16,8% dos entrevistados e Washington Luiz, por 13,8%. A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e ouviu 800 eleitores da capital. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 3, sob o protocolo MA-168/2012. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Percepção de vitória
Mesmo estagnado nas pesquisas, e percebendo nítido crescimento de Edivaldo Holanda Júnior e Washington Luiz, o atual prefeito, João Castelo ainda é visto pela maioria do eleitorado como provável vencedor das eleições deste ano.
No quesito “percepção de vitória”, quando os entrevistados são estimulados a dizer quem acreditam que vencerá o pleito independentemente do voto deles, o tucano é apontado por 47,4% como sendo o vencedor. Holanda Júnior aparece com 21% nesse quesito e Washington Luiz com 9,3%.
O candidato do PP, ex-prefeito Tadeu Palácio, é apontado como possível novo prefeito da capital por apenas 5,4% dos entrevistados. Ele é seguido por Eliziane Gama, 1,9%; Haroldo Saboia, 0,6%; e Marcos Silva, 0,4%. Não sabem, ou não responderam, somaram 14,1%.
Do Blog do Gilberto Léda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *